Representantes de universidade libanesa são recepcionados com missa

A comitiva da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (USek), de Beirute, no Líbano – que participa de congresso de Ciências da Religião nesta semana na PUC Goiás – foi recebida na noite desta segunda-feira, 23, com missa na Paróquia São Nicolau, em Goiânia. O reitor da instituição libanesa, padre Georges Hobeika; a vice-reitora, profa. Hoda Nehmé, e o diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da USek, Roberto Khatlab, foram recepcionados pelo reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado e pelo pároco da Igreja São Nicolau, padre Rafael Magul.

Pela primeira em vez em Goiânia, o padre Georges Hobeika citou a relação com a PUC Goiás – em 2012 um convênio de cooperação foi assinado – que já resultou no intercâmbio de professores. Nesta terça-feira, 24, ele abre o IX Congresso Internacional em Ciências da Religião da universidade com a conferência: Os cristãos do Oriente entre a bigorna da perseguição planejada e o martelo da indiferença mundial sistemática. “Venho ao congresso falar sobre  oriente, religião e Justiça. Trazer uma mensagem de Justiça dentro de uma religião”, adianta ele, lembrando que o no oriente, berço do cristianismo, hoje os cristãos são minoria.

Além dele, da vice-reitora da instituição libanesa, profa. Hoda Nehmé, ministra conferência no dia 25 de abril, a partir das 08h30, sobre o tema Religião e política: ligações perigosas e justiça no caso questão do oriente Médio.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, deixou uma mensagem à comitiva libanesa. Citando o convênio entre as duas instituições, ele disse que “esse tempo [de parceria] só me encheu de alegria.” O prof. Alberto Moreira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da universidade, também recepcionou os representantes da USek.

Exemplo de São Jorge
O padre Rafael Magul abriu a celebração lembrando que em 23 de abril comemora-se o dia de São Jorge, “que venceu o pecado, a maldade, com o escudo e fé”. Antes de passar a palavra ao padre Georges Hobeika, para a homilia, ele lembrou que “o grande desafio da comunidade árabe fora dos países árabes é manter-se unida”.

Ao final da missa, o pároco presenteou o reitor da PUC Goiás e da USek com um livro sobre a fé ortodoxa e recebeu uma placa de homenagem pelo seu trabalho em prol da comunidade sírio-libanesa no Brasil, entregue pelo padre Georges Hobeika.

Na homilia, o reitor da universidade libanesa se disse muito feliz com a recepção em Goiânia e por estar na celebração no dia de São Jorge, exaltando seu exemplo de fé. “Ele defendeu a consciência cristã, perdeu tudo, menos o mais importante: sua fé. Foi um pioneiro dos Direitos Humanos, denunciou a maldade e a corrupção”, descreveu.

Fotos: Jota Junior