Estudantes visitam empresa de soluções em automação

Os acadêmicos da Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) realizaram na manhã desta terça-feira, 10, uma visita técnica na Redutep, empresa parceira da Escola de Engenharia da PUC Goiás, situada em Aparecida de Goiânia, que atua na área de soluções em automação. Acompanhados  pelo coordenador do curso, prof. Vitor Hugo, a atividade é fruto de uma metodologia ativa da disciplina de Projeto Mecânico, na qual os estudantes terão que desenvolver um projeto que será avaliado, em um segundo momento, pelos proprietários da empresa.

“A ideia é fazer uma esteira onde um braço robótico vai se deslizar e pegar peças em uma frisadora levando-as até outro ponto. Trouxemos os estudantes para eles verem como a empresa trabalha, para tentarmos reproduzir a mesma concepção em nossos laboratórios”, informou o coordenador.

Na visita técnica, eles foram recebidos pelo empresário Tugart de Araújo, que destacou a relevância da aproximação entre a universidade e os provedores de soluções. “Nós precisamos desses futuros profissionais para fazer parte disso, afinal nossas empresas e clientes têm uma demanda muito grande. Observamos que os jovens têm muita sede de conhecimento e isso é muito bom”, declarou o proprietário.

A empresa atua em diversas frentes, entre elas, a distribuição, com a pronta entrega de componentes; hidráulica industrial; fim de linha (empacotamento e empilhamento de caixas), além da adequação de máquinas e desenvolvimento de braços robóticos. A automatização causa um redirecionamento de mão de obra humana dentro da empresa, garantindo produtividade, além da saúde e integridade do trabalhador, de acordo com normas do Ministério do Trabalho.

Para o acadêmico do 6º período do curso, Wendell de Morais Moreira, a visita foi uma oportunidade para conhecer os conceitos, demandas e tecnologias trabalhadas na indústria, além de conhecer o perfil de profissional que a demanda exige. Ele fez um curso técnico na área de telecomunicações e após uma década de experiência na área, buscou uma nova formação ” a Engenharia,  além de me agregar conhecimento, é a profissão do futuro”, analisa.

Fotos: Jota Junior