Colóquio discute reflexos da crise política na educação

O XIII Colóquio da Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, foi aberto na manhã desta quinta-feira, 5, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (Área 6). Com o tema Crise política brasileira e suas implicações para o campo da educação, a conferência magna foi ministrada pelo docente da Faculdade de Educação da UFG, prof. João Ferreira de Oliveira, que discutiu sobre as políticas da educação implementadas a partir da redemocratização do Brasil, considerando questões como avaliação, currículo, gestão e financiamentos.

“Tivemos avanços e, ao mesmo tempo, alguns recuos nessas políticas mais recentes, como o congelamento de gastos primários em educação. Isso nos coloca em uma situação difícil para equacionar os grandes problemas da educação brasileira”, observou. O pesquisador citou alguns aspectos, dentre eles, a universalização da educação infantil e do ensino médio, a expansão da educação superior e escola de tempo integral, além de outras metas do Plano Nacional de Educação que ficaram “estacionadas” devido ao congelamento dos gastos primários na área.

Coordenadora da linha de pesquisa que pautou o Colóquio, a profa. Maria Cristina Dutra explicou que o evento reuniu mestrandos e doutorandos do Programa, além de acadêmicos do curso de Pedagogia, para investigar os reflexos da crise política na educação brasileira. “É importante que façamos o debate para estudar formas de superação dos problemas. Essa linha de pesquisa abre um leque para discutir gestão, o papel do Estado, questões de gênero, além de abarcar todas essas questões de forma direta com as políticas educacionais no País”, pontuou.

Além da temática principal, o Colóquio recebe, nos turnos vespertino e noturno, docentes dos grupos de pesquisa da PUC Goiás que estudam sobre Políticas Educacionais, Gestão Escolar, Estado e Instituições Educacionais, além de uma reflexão sobre discriminação de gênero e a educação.

Foto: Jota Junior