Congresso de Ciências da Religião ocorre em abril

Com o tema Justiças, será realizado na PUC Goiás o IX Congresso Internacional em Ciências da Religião e a XVI Semana de Estudos da Religião. O evento ocorre no Auditório e nas Salas da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), no Setor Leste Universitário, entre 24 e 27 de abril. A realização é da linha de pesquisa Religião e Literatura sagrada, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da universidade.

De acordo com o organizador do evento, prof. Valmor Silva, a expectativa é reunir, nos quatro dias, cerca de 400 estudantes e pesquisadores de Goiás e de outras regiões do Brasil. Ele informa ainda que serão realizados 15 Grupos de Trabalho (GT’s), onde devem ser apresentadas mais de 170 comunicações. “Esse é o maior número em todas as edições já realizadas”, comemora.

O congresso terá ainda conferencistas do Chile, Líbano e Colômbia. No dia 24, a abertura ocorre às 19 horas, no Auditório da EFPH, com palestra o padre Georges Hobeika, reitor da Universidade do Espírito Santo, do Líbano, instituição que mantém convênio acadêmico com a PUC Goiás. Ele falará sobre o tema Os cristãos do Oriente entre a bigorna da perseguição planejada e o martelo da indiferença mundial sistemática.

Além do reitor da instituição libanesa, a vice-reitora da universidade, profa. Hoda Nehmé, ministra conferência no dia 25 de abril, a partir das 08h30, sobre o tema Religião e política: ligações perigosas e justiça no caso questão do oriente Médio.

Na programação também estão previstas quatro conferências e seis mesas redondas, que vão contar com a participação dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia, Educação, Letras e História da PUC Goiás. “A intenção é fazer um intercâmbio dentro da universidade e com outras instituições”, frisa.

Diálogo

O coordenador do evento explica que o tema Justiças visa “estabelecer um diálogo com diferentes áreas do conhecimento, a partir da Bíblia, partindo de um conceito que é religioso, mas também profano.” Ele frisa que a temática interessa a todas as áreas, mas especialmente às humanidades.

Inscrições

O prazo para se inscrever no evento como participante vai até 13 de abril, pelo site do Congresso, clicando aqui. O valor do investimento também está disponíveis no endereço eletrônico.