Com evento, Biologia foca conscientização ambiental

Alunos e professores do curso de Biologia da PUC Goiás encerraram na noite desta  sexta-feira, 23, a programação da Hora do Planeta, iniciativa focada na conscientização ambiental. No Auditório do Bloco G, no Câmpus II, eles acompanharam e exibição do filme Uma verdade mais inconveniente, que mostra as consequências da crise climática, seguida de debate. À luz de velas, os professores Rodrigo Mariano (Biologia), Maira Barberi e Júlio Cezar Rubin de Rubin (Biologia e IGPA) discutiram o assunto.

Evento anual e que conta com a adesão da universidade há vários semestres, a Hora do Planeta convida a população a se engajar pela preservação da terra. Aos participantes, pede-se que, desliguem as luzes não essenciais durante uma hora. Em 2018, a mobilização ocorre neste sábado, 24, às 20h30 (horário de Brasília).

Organizadora do evento na instituição, a profa. Vilma de Souza explica que a intenção é fomentar a conscientização ambiental entre os estudantes, que, em breve, poderão abordar o assunto em sala de aula. “Queremos conscientizar esse grupo de professores e de alunos, que podem fazer a diferença, com atitudes para melhorar o comportamento humano em relação ao planeta”, ressalta.

Atividades

Vilma, que também é coordenadora Pedagógica do curso, explica que desde a última quarta-feira, 21, a programação congrega todos os acadêmicos de Biologia em torno dos debates. “É uma programação integradora. Os estudantes se inscreveram, depois se dividiram em grupo e realizaram várias atividades, que depois serão apresentadas para os colegas em abril”, adianta.

Nesta sexta-feira, no período da manhã, os alunos acompanharam palestra com o prof. José Antônio Tietzmann e Silva, da Escola de Direito e Relações Internacionais, e do egresso de Biologia Caio César, que atualmente é responsável pelas Áreas de Preservação Ambiental (APA’s) em Goiás.

Participação

Calouro, o aluno Eduardo Batista, 20 anos, comenta que a participação no evento ajudou a compreender de forma mais clara a preocupação com meio-ambiente. “Percebi que muitas pessoas estão engajadas neste assunto”, afirma ele, que cresceu em uma fazenda na região de Formoso de Goiás, em contato com a natureza. “Sempre quis fazer Biologia”, conta.

Fotos: Weslley Cruz