Famílias comemoram Dia Down com festa especial

Celebrado em todo o mundo no dia 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down foi lembrado, em Goiânia, com uma grande festa na noite de ontem, no Setor Nova Suiça. A ação Dia Down na Casa X, promovida pelo Grupo Down Amor a Mais com o apoio do projeto Alfadown da PUC Goiás, reuniu centenas de crianças, adolescentes e adultos down com seus familiares.

No salão de festas, uma “nave da Xuxa” chamava a atenção de todos. No meio da festa, a nave desceu com um casal de crianças e suas companheiras paquitas. Todos ficaram atentos.

Imediatamente após, as luzes se apagaram e as televisões do local trouxeram a imagem e a voz da mulher que de tão querida e conhecida, é considerada a “rainha dos baixinhos” há décadas: a apresentadora Xuxa Meneghel, proprietária da franquia Casa X. “Alô baixinhos de Goiânia, estou muito feliz de poder mandar um beijo hoje. O dia de vocês é todos os dias, no meu coração”, disse.

A mensagem foi repetida para que todos pudessem entender claramente toda a mensagem. “Para a gente é realmente todo dia. Nossa vida são eles. Hoje, em especial, queremos mostrar para o mundo que eles podem tudo”, explica Flávia Carneiro, mãe da Educarda, de oito anos.

Sobre o lugar escolhido, Flávia se alegra com o acerto. “Ela [a Eduarda] ama a Xuxa. Falei que seria aqui e ela ficava fazendo assim [brinca com as mãos na cabeça, como se segurasse xuxinhas de cabelo]”, lembra.

Coordenadora do grupo, mãe da Yamanee, de seis anos, e participante do Alfadown, Rejane Barbosa do Santos entrou no clima e foi a caráter, vestida de Paquita. “A vida deles [os down e suas famílias] é muito voltada para terapias. Então, escolhemos este dia para estarmos juntos”, justifica, sobre a escolha do formato de festa.

No salão, enquanto as entrevistas jornalísticas eram realizadas a presença da Galinha Pintadinha agitou meninas e meninos. Outras atrações como teatro, outros personagens do imaginário infantil e brinquedos também ocuparam a todos. Os pais, ligados ao grupo, ao Alfadown e a outras iniciativas existentes em Goiânia, aproveitaram para interagir entre si. “Nós somos como uma família. Nos ajudamos, entendemos só pelo olhar. Todo dia é uma descoberda, um aprendizado. Eu sou feliz demais”, conta Flávia.

Alfadown

Há dois anos, o projeto Alfadown, ligado ao Programa de Referência em Inclusão Social (Pris) da PUC Goiás, participa das ações em conjunto com o grupo. Em 2018, os 120 educandos foram convidados gratuitamente para participarem do momento com suas famílias.

“As mães demonstraram que queriam um momento de festa. Anteriormente, o dia sempre foi de conscientização, de atividades formativas, palestras. Hoje, é uma festa mesmo, um momento de descontração”, justifica a coordenadora do Pris, professora Juliana Hannum.

Fotos: Ana Paula Abrão e Weslley Cruz