Jornada Científica da Fonoaudiologia chega à décima edição

O curso de Fonoaudiologia da Escola de Ciências Sociais e da Saúde iniciou nesta quinta-feira, 15, sua décima edição da Jornada Científica e de Produção Acadêmica, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Setor Leste Universitário.

Até sábado, 17, o evento reúne palestrantes de Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, além de dezenas de trabalhos científicos produzidos pelos acadêmicos do curso.

“Diria que o evento tem dois propósitos: trazer inovações para o debate e apresentar para os pares e a sociedade a produção acadêmica do curso”, explicou o coordenador da Jornada, professor Marcos Borges.

Coordenadora do curso, a professora Maria Carolina Cabral de Lacerda lembra a importância da pesquisa para a área e, também, na formação dos alunos. “Fortalece a Fonoaudiologia enquanto campo. A saúde é baseada em evidências, e a gente só consegue isso por conta de boas pesquisas, da ciência”.

Palestras

Antes do início da primeira palestra, a acadêmica Maria Amélia, 19, parecia ansiosa. Vestida com uma camisa do curso e ao lado de uma amiga, queria assistir a palestar do dia seguinte, sobre Autismo. “É importante trazerem essa experiência com pesquisadores e profissionais de fora de Goiás, outros olhares”, comemora. Já no quinto período, a estudante se prepara para se apresentar em edições futuras, com pesquisas.

Minutos depois, a fonoaudióloga e professora Viviane Marques (foto), da Universidade Veiga de Almeida (UVA), do Rio de Janeiro, iniciou a palestra sobre Eletroestimulação, um dos recursos facilitadores utilizados em tratamentos fonoaudiológicos. “O convite para estar aqui foi uma honra, achei uma iniciativa muito bacana, que levo, agora, como exemplo para usarmos no Rio”, garantiu.

Até sábado, o evento terá palestras sobre Projeto Terapêutico Singular, CIF, Biossegurança, entre outras. Confira aqui a programação completa.

Fotos: Weslley Cruz