Universidade faz mobilização pela cultura da paz

A superação da violência será o mote de mobilização que ocorre na PUC Goiás na próxima quinta-feira, 22 de março. Em todas as áreas e câmpus da universidade, alunos e professores serão acolhidos com faixas, além de receberem laços e pulseiras com a frase Façamos a paz, somos todos irmãos, em um verdadeiro dia “D” pela cultura da paz. O ato ocorre nos três turnos e integra as ações da Campanha da Fraternidade 2018 no âmbito da instituição.

Lançada na quarta-feira de Cinzas, neste ano a ação aborda o tema Fraternidade e superação da violência e o lema Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8).

Estarão mobilizados para o ato participantes da Comissão de Articulação da Campanha na instituição, alunos, por meio dos Centros Acadêmicos (CA’s), e professores. “A ideia é fazer uma ação simbólica que levante o tema”, explica o coordenador da Comissão e chefe de Gabinete, prof. Lorenzo Lago.

Ele destaca ainda que toda a comunidade acadêmica engajada para refletir sobre a superação da violência. “As Escolas da PUC Goiás estão integrando o tema ao seu calendário de eventos e teremos diversos momentos, como mesas-redondas, palestras, colóquios, que vão abordar a violência”, explica, referindo-se à organização da universidade, que tem 10 Escolas e 46 cursos de graduação, contabilizando mais de 21 mil alunos.

A superação da violência deve ser tema, também, da Avaliação Interdisciplinar (AI) da PUC Goiás, agendada para o dia 10 de maio. A prova é aplicada para todos os alunos da graduação e busca o diálogo entre os conteúdos das disciplinas. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação do estudante.

Jornada

Na PUC Goiás, um trabalho conjunto deve marcar as ações da Campanha da Fraternidade 2018. Nos próximos dois meses, encontros com pesquisadores, apresentações culturais e ações em grandes eventos da instituição, como a Jornada da Cidadania e os Jogos Universitários, que ocorrem em maio, devem dar o tom da programação.

O símbolo da Jornada, aliás, remete à Campanha da Fraternidade e durante a ação  – a maior voltada para a comunidade da instituição –  deve ser realizado um “grande abraço” no Câmpus II da universidade, no Jardim Mariliza, onde o evento ocorre.  “O tema da superação também vai perpassar toda a Jornada, com diversas atividades”, frisa o coordenador da Comissão.