Desafios profissionais da Zootecnia pautam aula inaugural
Evento tradicional do curso, a Zootecnia realizou na manhã desta terça-feira, 13, no Câmpus II, a sua aula inaugural que abordou o tema Desafios profissionais, discutido pelo zootecnista da Comissão Estadual de Zootecnia e Ensino do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Elis Aparecido Bento. Ele comentou alguns aspectos acerca da importância da profissão, o papel da mulher na Zootecnia, perfil profissional e os desafios que fazem parte da área, como os marcos legais que regulamentam o exercício do zootecnista, veterinário e agrônomo, além da concorrência, abrangência de atuação e parâmetros éticos.
“Temos uma vocação agrícola muito grande, o agronegócio sustenta o país e nós, zootecnistas, somos gestores dessa área por excelência”, refletiu o palestrante. Ele também avaliou que a crise é uma oportunidade para lapidar talentos empreendedores.
Coordenador do curso, o prof. Marlos Castanheira avalia o potencial dos cursos na área de Ciências Agrárias, que está vinculada ao desenvolvimento econômico do Brasil. O curso de Zootecnia na instituição tem como foco a produção animal, melhoramento genético, manejo e reprodução, com intensa carga horária voltada para essas práticas.
“Somos responsáveis por melhorar o bem estar animal e levar para o consumidor um alimento de qualidade, com segurança alimentar adequada”, observou o coordenador. A forma de criação, abate e como o alimento será exposto nas prateleiras nos supermercados também são preocupações do profissional.
A aula inaugural foi prestigiada pelo corpo discente e docente do curso e tem o objetivo de dar um norte da profissão aos acadêmicos ingressantes, além de integrar calouros e veteranos. Nesta quarta-feira, 14, a agenda de eventos da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas continua no Câmpus II com a aula inaugural do curso de Medicina Veterinária, às 8 horas.
Fotos: Wagmar Alves