Comitiva da PUC visita unidades de assistência social de Goiânia

Parceria entre a PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia começou a tomar forma com a visita de comitiva da universidade às unidades de assistência o órgão, nesta quarta e quinta-feira. O reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado, acompanhado do secretário municipal, Robson de Azevedo, e de equipe da instituição.

Eles visitaram na manhã do dia 7 o Residencial Professor Niso Prego, abrigo de crianças, no setor Goiânia 2, e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no Recanto do Bosque. No dia 8, a equipe irá conhecer o Núcleo de Assistência Social. O objetivo das visitas é criar projetos conjuntos com atendimento para crianças e adolescentes e idosos. “Queremos estabelecer pontes de interlocução e diálogo e isso se faz com o conhecimento local, as equipes de trabalho, as unidades de assistência e os sujeitos das experiências sociais”, explicou o reitor Wolmir Amado, atento às 42 crianças internas no abrigo.

Entre as possibilidades de parceria, estão a integração de programas de extensão, incluindo os que trabalham em outras áreas, como a ambiental, e a abertura de novos campos de estágio para diversos cursos de graduação. “Transversalidade para atingir idosos e crianças em situação de vulnerabilidade com redefinição de campo de atuação dos programas de ação comunitária”, afirmou Wolmir Amado, que estava acompanhado da coordenadora do Programa de Gerontologia Social, professora Lisa Torres, e da coordenadora do Instituto Dom Fernando, Elizabeth Bicalho.

A etapa de visitas é consequência da primeira reunião entre os gestores, no dia 16 de fevereiro. O secretário Robson, que também é professor do curso de Medicina da PUC Goiás, chamou a instituição para somar esforços. “Com as dificuldades do serviço público, temos que  buscar criatividade, parceria e estratégia para qualificar nossos funcionários e ofertar um serviço ainda melhor à comunidade”, afirmou ele. Também é interesse da Prefeitura de Goiânia garantir estagiários da universidade nos programas, que poderão contribuir no atendimento e na formação de novos profissionais comprometidos com a área social.

A Secretaria é responsável, além do Residencial Niso Prego, por 15 CRAs, que oferecem atividades no contra turno escolar e realizam cadastro nos benefícios sociais oferecidos pelo poder público, e 12 Núcleos de Assistência Social, onde são realizadas atividades para a comunidade mais carente.

Fotos: Wagmar Alves