Curso de Alfabetização para adultos inicia atividades

Voltado para adultos de todas as idades, o curso de Alfabetização oferecido desde 2015 pelo Programa de Educação e Cidadania (PEC) da PUC Goiás é um verdadeiro sucesso. Bastante procurado por quem não teve oportunidade de aprender a ler ou escrever na juventude, o curso iniciou nesta segunda-feira, 5, as atividades do semestre.

A cada segunda-feira, os alunos, separados em duas turmas, se reúnem na Escola de Formação de Professores e Humanidades da universidade, onde são acompanhados por professores e voluntários.

Com aulas temáticas, o grupo é ocupado com atividades de diferentes níveis, atendendo às demandas de cada um. “Nossa intenção é promover uma humanização pelo direito de ter direitos. É uma forma de permitir que essas pessoas consigam interpretar o mundo”, frisa a coordenadora do PEC, professora Aline Borghi.

Entre os novatos, a auxilar de serviços domésticos Maria Simone, 33, e o marido Flávio da Silva Mota, 33. “Eu trabalhava na roça desde novinha, no Maranhão. Ele já sabe ler um pouquinho. Eu não. É o que mais quero aprender, porque acho que vai ajudar bastante. Tenho fé”, afirma ela.

Ao lado, o esposo, afastado do trabalho por conta de acidentes constantes. “Ficar em casa o dia todo não dá. O pouco que aprender aqui já será gratificante para mim. Eu tenho mais vontade de aprender a escrever, porque hoje eu escrevo só minhas iniciais”, explica.

O curso de Alfabetização para Adultos é uma parceria do PEC com o Programa de Gerontologia Social (PGS), ambos da Coordenação de Extensão da universidade. Mais informações sobre a formação gratuita pelo telefone: (62) 3946-1618.

Fotos: Weslley Cruz