Unati tem história registrada em livro

O livro Universidade da Terceira Idade – lugar de idoso também é na escola será lançado nesta segunda-feira, 5 de março, às 18h30, no Hall da Biblioteca Central, na Área 1 da PUC Goiás. A publicação da Editora PUC é resultado do trabalho dos professores Luis Humberto Carrião e Lisa Valéria Tôrres. O lançamento será no mesmo dia que a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da PUC Goiás inicia o semestre para os alunos, às 14h30, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades.

Lisa, que é coordenadora da Unati da PUC Goiás, está à frente do projeto junto ao professor da disciplina de Ética e Cidadania, da Unati, Luiz Carrião, que também é pesquisador do grupo Ações em Gerontologia, Educação e Sociedade, para escrever sobre teorias que marcaram a origem das Unatis e abordam de forma diferenciada a pessoa idosa e as implicações da velhice nos vários âmbitos da vida. “A ideia é descolonizar o envelhecimento, num mundo que recusa envelhecer”, explica a professora .

O volume sobre a Unati integra a Coleção Gerontologia e Educação e apresenta uma leitura crítica sobre a educação em idosos no Brasil e no mundo. Também são retratadas as mudanças significativas no projeto de ação permanente a partir de 2015. No último ano, a Unati da PUC Goiás completou 25 anos de atuação.

Neste semestre, a Unati oferece 15 disciplinas, algumas com atividades práticas como a de Nutrição e implicações no envelhecimento e Fotografia. “Teremos práticas educativas externas à academia”, explicou Lisa. As vagas são gratuitas para os idosos com mais de 60 anos que tenham renda menor que 1 salário mínimo e meio. Para o restante, há um pagamento de três parcelas de R$ 150,00.

A aula inaugural terá palestra com o professor Luís Jacob, presidente e diretor da Rede de Universidades Seniores (Rutis), e professor da Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal.  Ele irá abordar o tema Envelhecimento bem sucedido para todos os alunos matriculados.  No dia seguinte, começam as disciplinas.