Escola de Formação da Juventude reúne comunidade para início do semestre

A noite desta quinta-feira, 1º foi de diálogo na Escola de Formação da Juventude (EFJ) da PUC Goiás. Localizada na região Leste de Goiânia, a iniciativa comunitária abriu suas portas para receber responsáveis, além dos próprios estudantes, para apresentar as atividades deste semestre. Os alunos têm idade entre 14 e 29 anos e vão participar dos Projetos de Vida e de Inclusão Digital ofertados pela Escola, ligada ao Instituto Dom Fernando (IDF) da universidade.

São ministrados cursos de informática básica, introdução à programação, criação de sites e manutenção de computadores, por meio de parceria com o curso de Ciência da Computação, intercalados com encontros onde vão discutir assuntos ligados ao seu dia a dia e sugeridos pelas próprias famílias.

Estudantes e responsáveis foram recepcionados pela nova coordenadora da iniciativa, profa. Stela Mello, e pelo prof. Rodrigo Fideles Mohn, que comanda o Projeto de Vida. “Temos a expectativa de um bom semestre na Escola”, ressalta ela, informando que a EFJ também espera abrir turmas para o preparatório voltado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Estamos confirmando junto às Escolas da universidade a participação de monitores”, explica.

Em sua fala aos alunos e responsáveis, o prof. Rodrigo Fideles Mohn ressaltou a importância de uma ação conjunta para o desenvolvimento do trabalho da Escola, ao longo do semestre. “O papel de quem é responsável por uma criança ou jovem é árduo. Tem que falar muitos ‘nãos’ e respeitar limites”, lembrou, reforçando a importância do diálogo. “Precisamos nos aproximar mais dos adolescentes”, defendeu, citando o avanço das formas de comunicação instantânea – como o WhatsApp – que nem sempre significam um diálogo genuíno entre as pessoas.

Expectativas

A dona de casa Elizandra Vitória, 21 anos, soube dos cursos ofertados pela EFJ por meio da sogra. Moradora da Vila Concórdia, ela fará o curso de informática básica, de olho no retorno ao mercado de trabalho, quando a filha, Nicole Sophia, 7 meses, já tiver completado um ano. “Vou ficar o ano todo ‘parada’ em casa, então, quis vir para a Escola”, diz ela, que pretende fazer mais cursos enquanto concilia os estudos para o Enem e para concursos.

Em busca de seu primeiro emprego, Augusto Pereira da Costa, 17, fará a formação em informática básica e o curso de introdução à programação. Ele participou da reunião acompanhado pelo padrasto, o auxiliar de serviços gerais Hélio Arruda, 35. “Ele já perdeu uma oportunidade trabalho porque não tinha o curso de informática”, explica Arruda. “O trabalho da Escola é importante porque ocupa o tempo dos jovens e tira muita gente da rua”, elogia.

O curso de Informática também terá mãe e filha como alunas. A dona de casa Milena Martins, 29, será colega da filha, Myrela Martins, 14. Por causa de problemas no antigo trabalho, Milena não conseguiu terminar os cursos iniciados na EFJ. Agora, quer finalizar o semestre com o certificado em mãos. “Vai me ajudar a conseguir um trabalho”, planeja.

Calendário

Nesta sexta-feira, 2, a Escola de Formação da Juventude realiza um momento de acolhida aos alunos. Nos dias 8 e 9 de março, às 8h30 e às 14 horas, serão realizadas aulas inaugurais, comandas pela equipe de Ciência da Computação, responsável pelo Projeto de Inclusão Digital. As aulas iniciam no dia 12 de março.