Programa de Direitos Humanos reúne novos voluntários

Seguindo o calendário de capacitação dos voluntários da universidade, o Programa de Direitos Humanos (PDH) da PUC Goiás realizou nesta terça-feira, 27, a atividade inicial de capacitação e boas-vindas com os mais de 120 alunos de graduação inscritos em seus programas e projetos.

Além de conhecerem os eixos de trabalho de cada programa, os alunos puderam conhecer os seus colegas de trabalho para o semestre. Coordenadora do PDH, a professora Denize Daudt Bandeira destacou que, neste primeiro semestre, três grandes braços irão permear as atividades do grupo: o envolvimento direto, pela primeira vez, com as ações da Campanha da Fraternidade na universidade; a atuação junto ao Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da População em Situação de Rua; e as atividades da Jornada da Cidadania, em maio. “No PDH, sempre trabalhamos trazendo o estudante para a prática, como protagonista”, frisou.

Outra novidade é que os voluntários poderão circular entre os programas ligados ao PDH, se assim quiserem. “É um ano em que estamos tentando trabalhar com mais proximidade, buscando uma identidade própria do que é o PDH hoje, esse programa guarda-chuva”, lembra a coordenadora.

Busca por conhecimento

Entre os estudantes que atuarão nos programas neste semestre, a acadêmica de História Valéria Silva, 26 e o acadêmico de Psicologia Alexandre Marques, 17. Eles ainda não se conheciam, mas atuarão juntos no Pimep em pesquisas e ações na universidade.

“Como gosto de trabalhar na área dos direitos da mulher, acabei achando que seria uma oportunidade de aprender muito e continuar engajada”, considera ela, que está no último período de História. Antes, integrou o time de voluntários do Proafro por dois anos.

Ele, que está ingressando agora na universidade, descobriu a extensão universitária pelo Instagram e se interessou. Os temas trabalhados pelo Pimep também pareceram uma boa oportunidade a seus olhos. “Quero aprender mais. Gostaria de poder ajudar a combater o machismo. A nossa sociedade ainda é muito preconceituosa”, constata.

Criado em 1982, por iniciativa de acadêmicos do curso de Direito, o PDH é um programa guarda-chuva que agrega, também, o Programa de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (Proafro), o Programa Interdisciplinar da Mulher, Estudos e Pesquisas (Pimep) e o Programa de Educação e Cidadania (PEC).

Fotos: Weslley Cruz