Programa inicia aulas de alfabetização para adultos

O Programa de Educação e Cidadania da PUC Goiás realiza nesta segunda-feira, 5, às 14 horas, aula inaugural do curso de alfabetização de jovens e adultos. A programação ocorre na Sala 111, na Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Setor Leste Universitário. Serão acolhidos estudantes de duas turmas: um grupo acima de 60 anos, oriundo da Universidade Aberta à Terceira Idade, e outro com alunos entre 18 e 59 anos, formado por trabalhadores da Região Metropolitana.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2018, o Programa debaterá a questão da superação da violência na abertura das aulas deste semestre.  De acordo com a professora titular da alfabetização, Patrícia Marcelina Loures, o assunto também deve ser abordado em encontros subsequentes. “Esse é um tema muito pertinente e, na alfabetização de adultos, buscamos fazer uma relação com a vida do aluno, como preconizava Paulo Freire, para que ele possa se envolver”, explica. “Vamos fazer diferentes atividades usando poemas e análises de imagens”, exemplifica.

Além da professora titular, o professor auxiliar Adilson Alves da Silva, e a coordenadora do Programa Educação e Cidadania, Aline Borghi, irão recepcionar os alunos e falar sobre a superação da violência. Cerca de 20 voluntários, estudantes da graduação em Pedagogia da PUC Goiás, auxiliam no trabalho com os alunos.

As matrículas para os interessados em participar do curso permanecem abertas ao longo do semestre. “Em um momento da vida, esse aluno teve que optar pelo trabalho. Agora, queremos que ele tenha a oportunidade de estudar”, explica Patrícia. Mais informações sobre o curso e matrículas pelo telefone 3946-1175 ou pelo e-mail pec.pucgoias@gmail.com.