Colaboradores da universidade discutem poder da comunicação

“Oi! Tudo bem? Você se comunica bem?”. O questionamento é também a primeira imagem do labirinto criado para acessar o Auditório da Área 4, local onde os funcionários administrativos da universidade se reuniram nesta quarta-feira, 31, para a atividade integradora que marca o início do semestre. E quando o problema é a comunicação? foi o tema escolhido.

“Relacionamento humano é algo estabelecido entre gente, e gente tem que se entender”, pontuou a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, professora Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto.

Para, justamente, comunicar a mensagem de forma efetiva, diferentes ações foram escolhidas: além do labirinto de mensagens e imagens, uma cortina de emojis foi outra surpresa para os colaboradores. Atrás dela, um grupo de atores reagindo de diferentes maneiras à entrada de cada funcionário. Abraços coletivos, gargalhadas, vaias, aplausos, canto, dança e até mesmo ações mais dramáticas, como fingir desmaio, foram estabelecidas pelo grupo. Após conseguir passar pelo grupo, cada colaborador poderia, ainda, expressar seus sentimentos e impressões em um mural.

“Fiquei muito feliz com o resultado, porque vi que estão de coração aberto e abrir-se com o outro é o primeiro passo para uma boa comunicação”, comentou a pró-reitora em frente ao público.

Após sua fala, Helenisa deu lugar ao grupo de atores que, dirigidos por Samuel Baldani, apresentaram cenas com diferentes situações de falha de comunicação. Ao final, o ator Danilo Chaves desenvolveu uma dinâmica com o público, escolhendo alguns profissionais para simular um “telefone sem fio” corporativo. O resultado, como esperado, trouxe a reflexão sobre o poder da comunicação – e as consequências da falta dela.

“O maior problema com a comunicação é a ilusão de que ela foi alcançada”, justificou a pró-reitora em seguida.

Desde 2016, a atividade é desenvolvida dentro da programação da Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap).

Fotos: Weslley Cruz