Com debate sobre inovação, semana de planejamento é aberta

O teatro do Centro de Convenções PUC, no Câmpus II, foi o palco de abertura oficial 42ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) da PUC Goiás, na noite desta segunda-feira, 29. Reitoria, diretores, coordenadores e professores participaram da atividade que integra uma extensa programação, que vai até sábado, 2, nas 10 Escolas da universidade e no Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA). No período da manhã, a tradicional Reunião de Gestores iniciou o semestre letivo, com encontro na Área 4 da instituição.

Na abertura da Siap, o tema que pautará todas as discussões do evento – Inovações e metodologias ativas na educação superiorfoi debatido pelo diretor acadêmico da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), prof. dr. Wagner Sanchez, da Fiap.

A pró-reitora de Graduação da PUC Goiás, profa. Sônia Margarida Gomes Sousa, explica que a Siap é um momento de reencontro para os professores, com a finalidade da qualificação do trabalho de forma a impactar na vida e no projeto profissional dos alunos da universidade. “É momento de planejar, de ler, de estudar, de se organizar para que os estudantes possam ter aulas com qualidade de excelência, atividades de pesquisa e de extensão”, ressaltou.

Para a gestora, as questões de inovação e de metodologias ativas  – que pautam toda a programação da Siap – serão um “grande tema gerador para que possamos trazer para nosso cotidiano esses assuntos”, frisa.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, definiu a semana de planejamento como uma “planificação das esperanças com ações programáticas”, ressaltando a caminhada de mais de 20 semestres consecutivos do evento. “A universidade começa se planejando, se encontrando, construindo a sintonia e só então, depois, é que temos a recepção aos estudantes”, pontua.

Ele destacou ainda o papel da inovação na educação superior, que implica, na visão dele, em se abrir para o futuro e para suas novas exigências pedagógicas.  “Não basta só saber um conteúdo específico, mas é preciso ver como a gente constrói esse conteúdo por meio de  metodologias que envolvem o estudante como sujeito do processo, que assimila criativamente os conteúdos e as práticas”, diz.

Mensagem

Em carta endereçada aos docentes e arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, dom Washington Cruz, lembrou que o início do semestre representa, também, uma renovação do entusiasmo e do compromisso profissional.  O documento foi lido pelo chefe de gabinete da Reitoria, prof. Lorenzo Lago. “É preciso, na expressão de Jesus, como que nascer de novo todos os dias. Nascer para causas e ideias que valham a pena viver, lutar e trabalhar. Nascer para Deus, para os irmãos e para o cuidado com a Casa Comum”, apontou.

Ele abordou ainda a Campanha da Fraternidade 2018, que trata da superação da violência, pedindo àqueles que atuem na educação que “abracem com especial empenho” a iniciativa. “É preciso educar sob o paradigma da cultura da paz, sem atalhos apressados e sem nos enganar-nos com o canto da sereia que ilude para as falsas soluções para superação da violência ”, definiu.

O arcebispo citou ainda aprovação do novo Regimento Interno da instituição, após dois anos de discussão, “um documento de fôlego que revela a qualidade e a maturidade da instituição.”

Exposição

Os professores que participaram da abertura da 42ª Siap foram recebidos pela exposição Sou PUC, que traz 26 imagens dos fotógrafos da Divisão de Comunicação Social (Dicom) da PUC Goiás: Ana Paula Abrão, Jota Junior, Wagmar Alves e Weslley Cruz. Nas fotos, eles apresentam os principais espaços da universidade, retratando as 10 Escolas da instituição, nos setores Universitário, Jardim Goiás e Mariliza.

Programação

Até sábado, 02, a programação da Siap será realizada nas 10 Escolas da universidade no Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA). No período da manhã, a tradicional Reunião de Gestores iniciou o semestre letivo, com encontro na Área 4 da instituição.

Na manhã desta terça-feira, 30, diretores, coordenadores de curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), bem como seus membros e docentes responsáveis pela Avaliação Interdisciplinar, participarão de uma reflexão acerca de Matrizes de Referência. A partir dessa atividade, em colegiado, todos os cursos vão analisar, refletir, discutir e atualizar as suas respectivas matrizes. As Escolas e o Instituto realizam ainda reuniões, colóquios, debates e oficinas.

Ao longo da 42ª Siap, todas as Escolas e o IGPA serão visitados por membros da Administração Superior para a apresentação do novo Regimento Geral da PUC Goiás.

Administrativos

Já para os funcionários administrativos, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) preparou a atividade integradora E quando o problema é a comunicação?, agendada para o dia 31 de janeiro, às 14 horas, no Auditório da Área 4.

Fotos: Weslley Cruz