Semana de Planejamento aborda inovações e metodologias ativas

Em sua 42ª edição, a Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) da PUC Goiás debate o tema Inovações e metodologias ativas na educação superior. O evento ocorre de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, em todas as 10 Escolas da universidade e no Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA).

Os cinco dias de programação contemplam ações de qualificação dos Planos de Ensino, reflexões acerca das Tecnologias de Inovação e Comunicação (TICs), análise e atualização das Matrizes de Referência, possibilidades didáticas diversas a partir das Metodologias Ativas, análise dos resultados e planejamento da Avaliação Interdisciplinar, entre outras.

A abertura, no dia 29, será realizada no teatro do Centro de Convenções PUC, no Jardim Mariliza, com debate sobre o tema central, comandado pelo prof. dr. Wagner Sanchez, da Fiap, centro de excelência em tecnologia. Ele irá refletir sobre o conceito de inovação e, a partir dele, discutir as possibilidades e impactos das metodologias ativas nos processos de ensino-aprendizagem e de avaliação na educação superior.

Na manhã do dia 30, diretores, coordenadores de curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), bem como seus membros e docentes responsáveis pela Avaliação Interdisciplinar, participarão de uma reflexão acerca de Matrizes de Referência. A partir dessa atividade, em colegiado, todos os cursos vão analisar, refletir, discutir e atualizar as suas respectivas matrizes. As Escolas e o Instituto realizam ainda reuniões, colóquios, debates e oficinas.

Ao longo da 42ª Siap, todas as Escolas e o IGPA serão visitados por membros da Administração Superior para a apresentação do novo Regimento Geral da PUC Goiás.

Administrativos

Já para os funcionários administrativos, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) preparou a atividade integradora E quando o problema é a comunicação?, agendada para o dia 31 de janeiro, às 14 horas, no Auditório da Área 4.

Confira  a programação completa no site da 42ª Siap.