Reitor prestigia lançamento de livro sobre desenvolvimento de Goiânia
Com um debate sobre temas como plano diretor, acessibilidade, transporte, paisagismo e recursos hídricos, foi lançado na noite desta quinta-feira, 7, o livro A função social da propriedade urbana em Goiânia. A obra é resultado da dissertação de mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Territorial Urbano apresentada pelo deputado estadual Francisco Jr (PSD) na PUC Goiás, em 2008. O trabalho foi amplamente revisado e atualizado antes da publicação pela Editora da PUC Goiás, neste ano. O evento ocorreu no Salão Cultural Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas, e reuniu autoridades, empresários e educadores.
Autor do prefácio do livro, o reitor Wolmir Amado prestigiou o lançamento e destacou que os temas abordados podem auxiliar no debate urbano em outros municípios do País. “Acompanhei os estudos desde seus inícios, quando o autor frequentava o mestrado. É uma obra que traz uma contribuição muito importante para Goiânia, mas também para qualquer grande cidade do Brasil. Ela trata de tudo aquilo que é condição de bem-viver em uma cidade e de desafios na vida de um município, desde a questão do lixo limpeza urbana, a água”, exemplificou.
Secretário de Planejamento de Goiânia á época em que iniciou a pós-graduação, o deputado ressaltou a interação entre a teoria e a prática durante o mestrado e as atividades como gestor. “Atualizei os dados da dissertação, que está bem na primeira parte do livro, que tem um teor mais crítico. Faço uma análise e acrescento um tema atual – a questão da dengue em Goiânia – demonstrando que a questão social não se atém a apenas a especulação, mas é abrangente. Então, a gente dá uma nova visão em relação ao uso social”, ressalta.
Para o governador Marconi Perillo (PSDB), o livro pode ser um manual para vereadores e outras pessoas interessadas em política urbana. “Precisamos de mais amor, dedicação, consciência e sensibilidade sobre temas que envolvem o cuidado com Goiânia e a Região Metropolitana”, ressaltou.
Fotos: Wagmar Alves