Comitê de Direitos Humanos realiza ciclo de debates

O Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino, formado por cerca de 70 entidades dos movimentos sociais da cidade e do campo, universidades, sindicatos, coletivos, associações e comissões, realizará uma ampla programação de debates, atos públicos, mostra de cinema político, educação popular, rodas de conversa e a divulgação de importantes relatórios de violações dos direitos humanos em Goiás, no período de hoje a 14 de dezembro.

“As atividades dessa programação têm o objetivo de mobilizar a sociedade para que os direitos humanos, internacionalmente reconhecidos, possam ser respeitados e protegidos em Goiás. Encontramos uma realidade muito dura em Goiânia e no interior de nosso estado, que ameaça toda a sociedade. Por isso, iremos trazer ao conhecimento das autoridades e da população três relatórios sobre violações de direitos humanos: de adolescentes e trabalhadores do Sistema Socioeducativo, do impacto das políticas econômicas nos direitos humanos e dos casos emblemáticos de violações em Goiás”, afirma Ângela Cristina Ferreira, uma das integrantes da coordenação executiva do Comitê Goiano de DH Dom Tomás Balduino.

Os relatórios serão entregues para os governos estadual e municipal, secretarias de Segurança Pública; da Mulher do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho; Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas; Ministério Público; MP-CAO DH; Ministério Público Federal; Comissões de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Goiânia e Assembleia Legislativa; Defensoria Pública Estadual; Comissões de Direitos Humanos do Senado e Câmara Federal; Conselho Nacional de Direitos Humanos.

Entre as principais violações de direitos humanos, estão a violência e a discriminação contra a população em situação de rua; ameaças à integridade do Território Kalunga; extermínio da juventude pobre e negra; desapropriação urbana de famílias de quatro bairros próximos ao Jardim Botânico; criminalização de militantes do MST e da luta contra as OSs na educação e militarização de escolas públicas; violência e discriminação contra LGBTs e mulheres; impactos da mineração em Goiás, apenas para citar alguns.

Segundo o Comitê, o tema da Semana, “Nenhum Direito Humano a Menos em Goiás e no Brasil”, além de ser uma declaração de resistência, espelha um dos mais graves momentos vividos pelo país depois da ditadura militar. “O golpe de 2016 nos mergulhou em um triste tempo de retrocessos, discursos de ódio,
desrespeito à Constituição e retirada de direitos. Mas esse também é um tempo de resistência, de denúncia e de expressão da nossa indignação e do nosso desejo de transformação”, diz Frei José Fernandes, outro membro da coordenação executiva do Comitê.

 

Veja abaixo a programação completa:

30/11

18h30 – Auditório da Área 3 (Praça Universitária)

Abertura oficial
Mesa de Debate: Direitos Humanos no Brasil e em Goiás: Retrocessos, Resistências e Desafios.
Lançamento do Programa de Comunicação Popular de Educação em Direitos Humanos.
Debatedores: Diego Diehl (Prof. UFG Campus Jataí / INDH
Rio Verde e Região; Daisy Caetano (Comitê DH Dom Tomás Balduino); Kênia Lucena (Programa de Direitos da PUC-GO); Mediação: Prof. Pedro Wilson (Comitê DH Dom Tomás Balduino e IBRACE).

8h às 12h – Auditório da Faculdade de Odontologia – UFG.
Ato Público: Um Olhar sobre o Socioeducativo em Goiás – “Se Podes Olhar, Vê. Se Podes Ver, Repara.” (José Saramago)

Organização: Fórum SINASE GO [Movimento de Meninos e Meninas de Rua do Estado de Goiás (MMMR-GO); Conselho Regional de Serviço Social 19˚ Região (CRESS GOIÁS); Coletivo Liberdade; Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino; Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO); Conselho Regional de Psicologia 9ª Região – Go (CRP-09) ]

 

01/12

16h – Centro Cultural Caravideo
Lançamento do Relatório “Impacto das Políticas Econômicas nos Direitos Humanos e Devolutiva da Missão sobre a Situação Agrária em Goiás.
Relator: Sérgio Sauer (Plataforma Dhesca)
Debatedores: Ativistas da Comissão Pastoral da Terra (CPT); Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino; Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST); Movimento Camponês Popular (MCP); Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (FETAEG); Federação dos Trabalhadores/as na Agricultura Familiar (FETRAF); Federação dos Trabalhadores/as Rurais Empregados e Assalariados de Goiás (FETAER).

19h – Miniauditório da Faculdade de Educação
Roda de Conversa: Direitos Humanos e Religiões
Debatedores: Flávio Sofiati (membro do Cajueiro e Professor da UFG);
Frei Marcos Sassateli (Padre das Comunidades Eclesiais de Base – CEBS);
Isaías Torquato (Reverendo da Igreja Anglicana); Hemanuelle Jacob (Feminista); Marcos Torres (Babalorixá Ilê Asé Fará Imorá Odé, Pesquisador das religiões de matriz africana).
Mediação: Walderez Loureiro Miguel (Comitê DH Dom Tomás Balduino)

 

02/12

19h – Vila Cultural Cora Coralina
Manifesto Mostra de Cinema Político na Semana de Direitos Humanos
Organização: Comitê DH Dom Tomás Balduino, Balaio Produções e Vietnam Filmes.

 

03/12

19h – Vila Cultural Cora Coralina
Manifesto Mostra de Cinema Político na Semana de Direitos Humanos
Organização: Comitê DH Dom Tomás Balduino, Balaio Produções e Vietnam Filmes.

 

05/12

9h – Auditório do Salão Nobre da Faculdade de Direito / UFG
Apresentação dos Casos Emblemáticos de Violações de Direitos Humanos em Goiás: População em Situação de Rua; Território Kalunga; Extermínio da Juventude Pobre e Negra; Desapropriação urbana de famílias de quatro bairros próximos ao Jardim Botânico; Criminalização dos Movimentos Sociais; Criminalização da Luta Popular (Luta contra as OSs, Militarização de escolas públicas e Mobilizações); Impactos da Mineração em Goiás; Sistema Socioeducativo em Goiás; Caso de tortura no Exército; Processo das OSs no Estado de Goiás; Portaria da Presidência da República de “legalização” do Trabalho Escravo no Brasil; LGBTs; Mulheres; Saúde; Educação; Escassez e falta de água; Impactos das Reformas Trabalhistas e da Previdência na vida dos goianos; Direito Humano à Alimentação Adequada.
Coordenação: Angela Cristina, Sergio Dias e Thiago Melo.

 

06/12

14h – Auditório da Câmara dos Deputados – Brasília.
Audiência Pública – Apresentação das Violações de Direitos Humanos em Goiás.
Organização: Comissões de Direitos Humanos do Senado Federal e Câmara Federal; Conselho Nacional de Direitos Humanos.

 

07/12

19h – Câmara Municipal da Cidade de Goiás.
Chá com Direitos – Tema: Direitos Humanos no Brasil Atual
Palestrante: Mauro Rubem (Presidente da CUT – GO e membro do Comitê DH Dom Tomás Balduino)
Coordenação: Aderson Liberato Gouveia (Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Goiás).

 

08/12

9h às 11h – Praça Bandeirante
Ato Público – Nenhum Direito Humano a Menos em Goiás e no Brasil

 

09/12

8h – Rádio Universitária 870 AM
Debate no Programa Voz da Mulher sobre Direitos Humanos e Religiões: Gênero, Raça e Intolerância Religiosa
Debatores: Priscila Martins (Feminista do Coletivo Rosa Parks – UFG); Allan Hahnemann (Alabè Ilê Fará Imorá Odé, Prof. da UFG e Advogado, membro do Comitê DH Dom Tomás Balduino); Muria Carrijo Viana (Educadora Popular do CEBI e Pós Graduanda em Assessoria Bíblica)
Realização: Associação Mulheres na Comunicação

14h – Acampamento Leonir Orback do MST (Santa Helena de Goiás)
Roda de Conversa: Criminalização dos Movimentos Sociais
Facilitador: Prof. Diego Diehl
Organização: Núcleo de Direitos Humanos de Rio Verde e Região

16h – Sindicato de Trabalhadores Rurais de Mineiros.
Roda de Conversa: Declaração Universal dos Direitos Humanos e Desafios Atuais
Facilitadores: Dom Josias, Marta Brandão e José Antonio.
Organização: Núcleo de Direitos Humanos Marlene Furtado de Mineiros e Região

 

14/12

9h – Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás
Agenda de Incidência em Goiás – Entrega do Relatório de Violações de Direitos Humanos às autoridades de Goiás: Governador de Goiás; Secretário de Segurança Pública; Secretária Estadual da Mulher do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho; Prefeito de Goiânia; Secretário Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas; Ministério Público; MP-CAO DH; Ministério Público Federal; Comissões de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Goiânia e Assembleia Legislativa; Defensoria Pública Estadual.
Coordenação da Mesa: Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino.

 

(Texto: Assessoria de Imprensa do Coletivo de Comunicação Semana DH 2017)