Com olhar sobre o cotidiano goianiense, mostra fotográfica é aberta

Com um olhar afetivo e próximo sobre o dia a dia em Goiânia, foi aberta a exposição Lá em Casa, composta por 40 quadros de 12 alunos da oficina de fotografia ministrada pela Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da PUC Goiás. No Hall da Biblioteca Central, na Área 1, alunos e familiares acompanharam a abertura da mostra, que pode ser visita pelo público gratuitamente, até o dia 15 de dezembro.

A oficina integra o projeto de pesquisa e extensão Mostra Goiás, comandado pelo prof. César Viana, da Escola de Comunicação da universidade, também curador da exposição. Ele explica que o contato com o cotidiano da capital favorece uma “troca de olhar sobre a cidade”, “novas observações”, e um “olhar afetivo sobre a vida”.

Em dois meses, foram oito encontros, com pelo menos 30 imagens produzidas por aluno. “Eles [os oficineiros] já conseguem perceber que podem se expressar por meio da linguagem fotográfica”, descreve.

Participação

Estudante do 2º período de Relações Internacionais na PUC Goiás, Ludmilla Corcino, 19 anos, conheceu as oficinas da CAC durante a Calourada. Neste semestre, com a agenda mais tranquila, resolveu se inscrever. “Tentei colocar uma visão mais caseira e artística da cidade”, diz ela, que assina seis quadros na mostra, entre eles os que registram animais, como um gato e um besouro, além de árvores da cidade. Interessada pela linguagem do cinema, ela planeja, no próximo semestre, participar de oficina sobre o tema.

Quase um veterano no ramo fotográfico, Yan Salvatierra, 17, é fotógrafo desde os 13 e soube por meio de um primo a respeito das oficinas ofertadas pela PUC Goiás. Mesmo com a experiência prática, ele diz que o conhecimento adquirido junto à CAC mudou sua forma de atuar profissionalmente. “Passei a ver minhas modelos e meus ensaios de outra forma”, comenta ele, que cursa o Ensino Médio e quer seguir carreira na fotografia.

Fotos: Wagmar Alves