Jornada reúne ligas acadêmicas da Medicina

Com palestras voltadas para a carreira médica e apresentações de trabalho, começou nesta sexta-feira, 24, a I Jornada Científica das Ligas Acadêmicas da Medicina (I Joclam). Realizado na Área 1 da PUC Goiás, a iniciativa reúne, em dois dias, cerca de 200 graduandos, entre alunos da universidade e de outras instituições de ensino superior.

A organização é do Conselho das Ligas Acadêmicas (Colig) da PUC Goiás, entidade ligada ao Centro Acadêmico Paulo Francescantonio (CAPF), que organiza o trabalho realizado pelas entidades estudantis. Só na PUC, são 31 ligas desenvolvidas no âmbito curso de Medicina.

Assessora da Colig, Letícia Carvalho explica que a intenção foi fazer uma programação voltada para a atuação profissional, debatendo, por exemplo, como as ligas podem impactar na escolha da residência. “Nos formamos como médico geral e a liga traz aulas sobre a especialidade médica, com uma noção de como funciona a cirurgia e o ambulatório. Aliamos a prática, mas sem esquecer da teoria, porque temos aulas, discussões”, pondera.

Programação

Nesta sexta-feira, 24, no período da tarde, os acadêmicos realizaram apresentações de trabalhos. À noite, o médico Luiz Humberto Garcia de Souza ministrou palestra magna sobre os limites éticos do marketing pessoal e profissional, no Auditório 1 da Área 1.

No sábado, 25, a programação vai das 8h às 12 horas, com palestras sobre gestão financeira e gestão das ligas; currículo médico; e liga acadêmica e escolha da residência. Veja mais informações no site do evento.

Fotos: Wagmar Alves