Sexualidade na terceira idade é tema de palestra da Unati

Para tirar duvidas sobre sexualidade, a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) e a Liga Acadêmica do Idoso (Lasi) realizaram na tarde desta segunda-feira, 20, o terceiro encontro do semestre com a palestra Mudança: Não há idade para amar.

“Falar sobre sexualidade é um tabu para a sociedade. Na terceira idade o tema é colocado como uma das maiores dificuldades”, contou a professora Marina de Moraes e Prado Morabi, do curso de Psicologia da PUC Goiás. Para discutir o assunto, a professora trouxe imagens, vídeos e fez com que os alunos se sentissem seguros, tranquilos e acolhidos para retirarem as duvidas. “As informações sobre sexualidade pode ser encontradas em qualquer lugar. A maneira que ela vai ser mediada é que faz com que o idoso se sinta seguro e acolhido”, explica.

Douglas Antônio de Melo é aluno da Unati há três anos e participou de todas as palestras realizadas durante o semestre. Para ele, as atividades sempre o estimulam a fazer algo novo. “As aulas trazem novidades para a gente que é da terceira idade e aqui fico sabendo de algumas coisas que não fiz ainda”, diz.

A assistente do Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás, profa. Luri Sabina destacou como os temas são escolhidos. “A Lasi e a Unati vão atrás de assuntos que despertam a curiosidade no idoso e, depois, nós do PGS fazemos uma apanhado sobre o que está sendo estudado com o que os idosos querem aprender”, explicou.

Aniversário

Projeto permanente de extensão ligado ao PGS, a Unati comemora, no dia 1° de Dezembro, seu 25° aniversário. A programação inclui café da manhã, oficinas, palestras e apresentação cultural realizada pelos próprios alunos. O evento é gratuito e será realizado no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da universidade, localizada no Setor Leste Universitário.

Texto: Patrick Wallison, estagiário de jornalismo da Dicom/PUC Goiás.