Eventos reforçam concepção educativa da Escola de Formação

O lançamento de oito livros encerrou o XIII Simpósio do Curso de Pedagogia e o XVIII Seminário Integrado do PPGE PUC Goiás, na noite desta quarta-feira, 8. O último dia do evento terminou com 20 apresentações culturais – entre teatro, dança e relatos – durante a VI Mostra da Produção Cultural de Discentes e Docentes do Curso de Pedagogia. A programação foi realizada no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Setor Leste Universitário. No período da manhã, mesa redonda Processos formativos em contextos de resistência, sintetizando o tema debatido nesta edição dos eventos: As Margens se põem no Centro: sujeitos, (negação de) direitos e resistências.

A coordenadora do curso de Pedagogia, profa. Janaína Cristina de Jesus, faz um balanço positivo da programação, iniciada na última segunda-feira, 6. “Ontem (6), tivemos uma movimentação interessantíssima de movimentos populares, de universitários, tudo aquilo que a gente queria. Começamos e terminamos da mesma forma: priorizando os alunos”, destaca, referindo-se à realização dos colóquios temáticos.

A gestora destaca que, nesta edição, as apresentações da Mostra da Produção Cultural foram organizadas em sintonia com o tema central dos eventos, uma novidade em relação aos anos anteriores. “Na nossa comissão [organizadora], designamos três professores que dão suporte aos alunos, que fazem a proposta e a nós vemos se tem coerência com o projeto do curso”, detalha, destacando o momento de protagonismo vivenciado pelos acadêmicos nesta parte da programação.

Para a coordenadora de Pedagogia, os eventos “reafirmam a concepção de Educação dentro da Escola, toda essa ideia [de evento] tem referência no projeto político pedagógico do curso”, enfatiza.

O diretor da Escola de Formação de Professores, prof. Romilson Martins Siqueira, destacou o debate sobre direitos fundamentais para a sociedade proporcionada pelos eventos. “Discutimos obre as temáticas que estão à margem da sociedade, fazendo refletir sobre a inclusão social do nosso país, sendo cumprido nos eventos”, relata.

Apresentações

O bullying foi o tema abordado pela turma do 2° período do curso de Pedagogia, em apresentação durante a VI Mostra da Produção Cultural de Discentes e Docentes. De acordo com a estudante Jessica Oliveira, 27 anos, o objetivo foi mostrar a consequência dessa prática e explicar como detectar se a criança está sofrendo esse tipo de abuso.

A acadêmica Taiane da Silva Santos, 20, diz que o planejamento da apresentação envolveu toda a turma. “Primeiro, discutimos com a classe sobre o tema a ser trabalhado, depois achei uma musica que retrata o bullying e, por fim, fomos atrás dos relatos”, explica.

Já a estudante do 5° período Ivone Granja Barreto Marques abordou em sua apresentação a  invisibilidade dos direitos das crianças. Ela ressaltou a importância da mostra para sua formação acadêmica. “Eu achei maravilhoso contribuir na mostra, todos dão o apoio para colocar em pratica aquilo que foi pensado e planejado”, conta.

Livros

Uma das autoras das obras lançadas, a profa. Iria Brzezinski falou sobre o trabalho conjunto realizado com pesquisadores da Inglaterra, França, Suíça e Espanha para a escrita do livro Ontem e amanhã na universidade em discurso direto. “A obra traz um conjunto de reflexões teóricas acerca dos diferentes tipos de educação”, explica.

Além dos livros, a profa. Raquel Marra, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUC Goiás, apresentou a revista Educativa, publicação científica semestral. Classificada como Qualis B1 – um dos indicadores mais elevados – pelo sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), a publicação já caminha para buscar indicativos mais elevados. “Já temos condição de avançar nos critérios de qualidade da revista visando alcançar o Qualis A2 ou A1”, pontou.

(Com a colaboração de Patrick Wallison, estagiário de Jornalismo da Dicom)

Fotos: Jota Junior