Projeto do Prosa chega à fase final no Cras Recanto do Bosque

Crianças e adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Recanto do Bosque aproveitaram a tarde desta segunda-feira, 6, para usarem a criatividade com as hortaliças que eles mesmos ajudaram a plantar e colher. Reunidos na cozinha do Centro, dezenas de jovens educandos esperavam para montar sanduíches com as hortaliças que eles haviam plantado no mês anterior. Outras frutas e legumes também compuseram o cardápio.

De forma lúdica, cada um montou seu próprio prato, com os ingredientes que quis. Mais que um simples sanduíche, a experiência teve como resultado diversos pratos visuais, com pães enfeitados com olhos e bocas imaginárias. “Tudo é feito de forma lúdica porque também consumimos com os olhos”, explica a professora Maria Isabel Dantas de Siqueira, do Programa Ambiental e de Economia Solidária (Prosa) da PUC Goiás.

Entre os pratos, um sanduíche com cabelos de alface, olhos de beterraba e boca de cenoura chamou a atenção. Seu criador, concentrado na tarefa, se orgulhou do resultado após o fim. “Eu sei desenhar e não tem nada aqui que eu não goste, só nunca comi manjericão”, comentou Yuri, de 7 anos.

Desde o início do semestre, em agosto, ele e o restante do grupo de quase 20 educandos participa das atividades do projeto Prosa na Casa Comum, do Programa, voltado para a conscientização sobre o meio ambiente e alimentação saudável.

“O objetivo maior de todo o projeto é a preservação ambiental, fazer com que a criança e o adolescente tenham essa consciência de utilizar tudo que o alimento oferece”, explica a coordenadora do Prosa, professora Helaine Resplandes. Para chegar ao momento de comer os alimentos plantados, os estudantes passam primeiro por atividades de formação em educação ambiental e o plantio e manutenção da horta. Após a atividade lúdica de hoje, eles ainda passarão por uma feira de troca, no mês de dezembro. “Queremos tornar essas crianças mais preocupadas mesmo com o meio ambiente, tendo esse contato com a terra”, exclama.

Para a coordenadora da unidade, Leda Silva Luz Barros, o projeto do Prosa é o reforço que o Cras precisava para impulsionar o projeto interno de horta comunitária. “Quando soubemos da oportunidade, quisemos unir o útil ao agradável. Temos o projeto iniciado e a vontade de fazer, mas faltava conhecimento técnico, o que conseguimos com a universidade”, diz.

Além do ensino do manejo correto da horta, de forma orgânica, e no próprio aproveitamento integral dos alimentos, a ação pretende gerar multiplicadores por onde passa. No caso do Cras Recanto do Bosque, a atividade deve ser estendida, no futuro, também à comunidade local, alcançando as famílias envolvidas. Neste semestre, a atividade também é desenvolvida com alunos do Colégio Estadual Pedro Xavier Teixeira, no Setor Pedro Ludovico.

O projeto

O projeto Prosa na Casa Comum tem como diretriz o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que é Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida e como lema Cultivar e guardar a criação. Durante um semestre inteiro, o Prosa realiza oficinas em duas instituições escolhidas e trabalha, por meio de hortas sustentáveis, a conscientização dos alunos com relação ao meio ambiente, tornando-os multiplicadores em suas famílias e na comunidade local.

As instituições que desejarem receber o projeto no próximo semestre já podem se candidatar, entrando em contato com o Programa por meio da página do Prosa no Facebook, clicando aqui.

Outras atividades formativas dentro e fora da universidade são desenvolvidas regularmente pelo Prosa, que tem seus projetos e atividades embasados em três eixos de trabalho: Educação ambiental, Planejamento urbano e ambiental e Economia solidária.

Fotos: Jota Junior