Universidade promove conferência sobre política social em Cuba

A PUC Goiás sediou na segunda-feira, 30, a conferência Política social em Cuba. O evento debateu as políticas públicas adotadas no regime socialista de Fidel e Raúl Castro e teve a participação da profa. Olga Perez Soto, da Universidade de Havana, que falou dos projetos político-sociais que visam proteger os cidadãos. De acordo com ela, todas as decisões levam em conta a população e o seus direitos.

Segundo a coordenadora do mestrado em Serviço Social, profa. Maísa Miralva, o evento busca colocar o estado capitalista em perspectiva. “Nós estudamos profundamente as perspectivas europeia, que tem uma visão capitalista e leva como base o estado de bem estar social, é interessante trazer essa nova visão, com essa concepção completamente diferente que é a crítica social do estado socialista”.

Cuba representa uma construção da vontade política, uma experiência que deve ser levada a todos para a construção coletiva do conhecimento, afirma a profa. Olga Perez Soto. “Trazer a experiência cubana, que coloca o ser humano no centro desses processos sociais, é importante para as trocas de experiências, e para a busca desse intercambio de conhecimento”, completa.

Para Gabriela Toscano, estudante do 4º período de Serviço Social, discutir as políticas públicas é um dos pilares do curso. “É algo que está diretamente ligado à nossa formação. Nós somos responsáveis por aplicar tais políticas e, ter essa nova perspectiva, agrega bastante na construção do conhecimento”, pontuou.

 

Texto: Gabriel Araújo, estagiário de Jornalismo da Dicom/PUC Goiás


Fotos: Jota Junior