Voltada para área de curativos, liga seleciona novos integrantes

Considerada uma síndrome que acarreta na perda de tecidos abaixo do joelho, a úlcera de perna foi tema da palestra que abriu a quinta edição do curso introdutório da Liga Acadêmica de Curativos (LAC) do curso de Enfermagem da PUC Goiás. O assunto foi apresentado pela enfermeira e profa. dra. Suelen Gomes Malaquias, da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Auditório 1 da Área 2, na Praça Universitária, na noite esta quinta-feira, 26.

Alunos da universidade e de outras instituições de ensino acompanharam a programação, encerrada com palestra sobre o acompanhamento do paciente com úlceras venosas.

A secretária da LAC, Larissa de Almeida, informa que serão selecionados 16 novos integrantes para a entidade. As provas – baseadas nas palestras do curso introdutório – serão aplicadas na próxima segunda-feira, 30, das 09h às 10h30 e das 17h às 18h30, em local a ser definido.

A estudante explica que a liga amplia a discussão em torno dos curativos, procedimento essencial para a prática do enfermeiro. “Nós temos vários diferentes tipos de feridas, de curativos e de produtos. A LAC amplia o que vemos na sala de aula”, explica.

A orientadora da entidade, profa. Lorena Aparecida de Araújo, ressaltou o papel ativo dos integrantes da liga para a construção do conhecimento e o diferencial trazido pela experiência para a formação. “Na maior parte do tempo, os alunos estudam entre si e só trazem (para a professora) as dúvidas que possuem. A formação que eles têm é absolutamente diferenciada. São empenhados e se dedicam ao que fazem. O envolvimento com uma liga é um momento único”, ressaltou.

Fotos: Wagmar Alves