PUC Goiás participa dos Jogos Universitários Brasileiros

Atletas da PUC Goiás representam o Estado nos 65º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2017, que começam nesta quinta-feira, 19, em Goiânia. A competição – a maior do tipo da América Latina – vai até o dia 29 de outubro. A instituição terá representantes no atletismo, natação, tênis, tênis de mesa, xadrez e vôlei de areia – modalidades individuais – cuja disputa vai até 22 de outubro. Nas modalidades coletivas, a equipe de Handebol Masculino da PUC Goiás tem jogos de 23 a 29 de outubro, no Centro de Excelência do Esporte.

A abertura oficial ocorre a partir das 19 horas, no Ginásio Rio Vermelho, com um show da dupla sertaneja Israel e Rodolffo. O ingresso pode ser adquirido mediante troca por 1 quilo de alimento não perecível (exceto fubá e açúcar). Os bilhetes já podem ser adquiridos na recepção instalada no Estádio Serra Dourada, no Jardim Goiás, das 8h às 18 horas.

Neste ano, a expectativa é receber mais de 4,5 mil atletas e paratletas de 26 estados e do Distrito Federal, além de delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Goiás será representado por 170 atletas-alunos de oito universidades públicas e privadas.

Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3×3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos (Fifa e League of Legends) e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Esta é a quarta vez que o Estado de Goiás sedia o evento esportivo. As outras ocasiões foram em 1969, 1985 e em 2013.

Novidade
Pela primeira vez, após 64 edições, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) receberão uma competição coletiva de jogos eletrônicos. Depois da estreia do futebol virtual (individual), em Cuiabá/2016, Goiânia receberá o League of Legends (LoL), um jogo de estratégia online com mais de 100 milhões de adeptos por todo o mundo.

Goiás, Distrito Federal e outros seis estados serão representados na disputa. Cada equipe conta com cinco competidores. Os jogos duram, em média, uma hora, mas podem se arrastar por horas, o que demanda preparo físico e psicológico.

Mais informações sobre os locais e horários no site da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU).

(Com informações da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis e da Seduce)