Sessões de cinema e visita ao museu marcam Dia da Criança na Escola de Circo

O Dia das Crianças teve uma comemoração diferente do usual para os educandos da Escola de Circo Dom Fernando, ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil da PUC Goiás. Geralmente promovida com atividades lúdicas ligadas à arte circense, a data especial foi comemorada com sessão de cinema, pipoca, brincadeiras e uma visita guiada ao museu.

“Percebemos que as atividades que fazíamos já estavam no dia a dia deles, então eles indicaram esse desejo de atividades como cinema, piscina e nós atendemos”, explica a coordenadora da Escola, psicóloga Janaína Gomes Souza.

Agora, com as atividades desta quarta-feira, 11, os educandos se mostraram empolgados novamente. Durante a tarde, um grupo grande chegou à Área 2 da universidade com avisos a todo pulmão. Ao entrarem no auditório, a surpresa do ar condicionado em um dia de intenso calor. O filme, claro, também foi motivo de festa. “Eu gosto muito de assistir filme. Geralmente vejo com meus pais e minha irmã”, disse Welisson Desidério Lima, de 12 anos. “É bom vir aqui porque a gente passeia um pouco”.

O educador que acompanhou o grupo concorda. “É algo muito significativo, porque é um momento deles estarem juntos, podendo aprender algo a mais e também se divertirem com uma atividade diferenciada”, defende o arte-educador Marcus Vinicius Correia.

Enquanto concediam a entrevista, um barulho vinha do auditório. Aguardando o início da sessão, crianças e adolescentes cantavam e faziam brincadeiras entre si. Sempre com alguém assumindo a liderança do microfone. “Eu só quero é ser feliz. Andar tranquilamente na favela onde eu nasci, é”, cantaram em coro, vibrando. A música tema do desenho O Clube das Winx também foi lembrada pela maioria.

Cinema e educação

Para as atividades do dia, a Escola escolheu os filmes Poderoso Chefinho e Operação Big Hero. Mais de 70 educandos entre 7 e 14 anos participaram das sessões, divididas entre duas turmas: matutino e vespertino. Um lanche preparado especialmente para as turmas e a visita ao Museu PUC, na Praça Universitária, também fizeram parte do momento.

No museu, inclusive, tiveram a surpresa de se verem em fotos e vídeos profissionais. “Eles ficaram muito surpresos e se sentiram pertencentes àquele espaço”, comenta a coordenadora da Escola.

Na próxima semana, uma roda de conversa irá finalizar a atividade, trazendo questões ligadas aos filmes, como direitos humanos, resolução de conflitos, valores familiares, cuidado com o outro etc. “Vamos tentar entrar em contato com essa percepção que a nossa equipe multiprofissional tem”, finaliza Janaína.