Egresso de Arqueologia recebe prêmio do Iphan
O egresso do curso de Arqueologia da PUC Goiás, Marcos Paulo de Melo Ramos, foi premiado pelo Instituto Nacional de Proteção do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na categoria Monografia do 5° Prêmio Luis Castro de Faria/2017. Esta foi a edição comemorativa dos 55 anos da Lei de Arqueologia (lei n°3924/61). A cerimônia foi no dia 13 de setembro, no Museu de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFP), em Teresina (PI), durante o XIX Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, no âmbito das comemorações dos 80 anos do Iphan.
O trabalho foi orientado pela professora Dr. Sibeli Aparecida Viana. A entrega do prêmio ocorreu no XIX Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, realizado na Cidade de Teresina, na Universidade Federal do Piauí. Marcos Paulo foi premiado na categoria Monografia de Graduação.
Os vencedores:
Categoria Artigo Científico: Temporalidades e Saberes Inscritos em Ruínas e Memórias, de autoria da Drª. Camilla Agostini, Professora Adjunta do Departamento de Arqueologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, obtendo nota 10,0.
Tempus Edax, Homo Edacior: Explorações Científica e Econômica em Sambaquis do Brasil, de autoria de Marília Oliveira Calazans, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, obtendo nota 9,8.
Categoria Graduação (monografia): As Indústrias Líticas do Holoceno Médio no Sítio GO-JA-01: Uma Reavaliação a Partir da Abordagem Tecnofuncional, de autoria de Marcos Paulo de Melo Ramos, desenvolvida no âmbito da Graduação em Arqueologia do Instituto Goiano De Pré-História e Antropologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob orientação da Profª Drª Sibeli Aparecida Viana, obtendo nota 10,0.
Categoria Mestrado: Potes que Encantam: Estilo e agência na cerâmica polícroma da Amazônia Central, de autoria de Erêndira Oliveira, desenvolvida no âmbito do Curso de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, sob orientação da Profª Drª Elaine Farias Veloso Hirata, obtendo nota 10,0.
Categoria Doutorado: Caracterização do Modo de Vida dos Sambaquieiros que Ocuparam o Litoral Paraense: Quatipuru, Pará, Brasil, de autoria de Paulo Roberto do Canto Lopes, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação da Profª Drª Maria Dulce Barcellos Gaspar de Oliveira, obtendo nota 8,1.