Documentário pauta discussões de atividade com professores do EAJA

Dando continuidade às atividades do curso Drogadição, violência e suas implicações no contexto educacional, com professores e funcionários da rede municipal de ensino ligados ao ensino de jovens e adultos, o Programa em Nome da Vida (PNV) da PUC Goiás realizou hoje seu terceiro encontro com os professores e profissionais de educação ligados à Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia. A atividade contou com a apresentação do documentário Quebrando o Tabu (2011) e de discussão em grupo.

O filme propõe um debate com diferentes visões do complexo problema do uso de drogas no Brasil. O documentário traz participações de Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Jimmy Carter, Drauzio Varella, Paulo Coelho, entre outros.

“É um filme importante para esse alerta, essa sensibilização. Queremos mostrar que a política de repressão, que é a mais popular hoje, é a pior que podemos adotar. É como secar o gelo”, afirma o professor Ronaldo Gomes, do PNV. “Queremos mostrar que é possível pensar em outras estratégias, que são mais inteligentes”.

A atividade segue até o final do ano, com encontros quinzenais e carga horária de 40 horas. Até o momento, os resultados tem sido animadores. “A turma se mostra interessada, engajada. Em todos os encontros que tivemos, a discussão foi tão ativa que ultrapassamos o horário. Eles trazem novas questões para o debate. Isso é um bom sinal”, frisa o professor.