Universidade promove segundo encontro de bolsistas do semestre

Após o primeiro encontro com mais de 400 alunos com bolsas do Vestibular Social e do Programa Universidade para Todos (Prouni), a PUC Goiás realizou nesta quinta-feira, 14, o evento com os alunos do turno vespertino. Ao todo, quase 190 acadêmicos participaram da atividade, no miniauditório 207 do Câmpus V, no Jardim Goiás.

Realizado a cada início de semestre, o encontro é uma acolhida especial aos alunos contemplados pelas iniciativas e traz informações sobre os direitos e os deveres dos alunos, incluindo os relacionados diretamente à manutenção do benefício, como assiduidade e desempenho. Diversas oportunidades dentro da universidade também são apresentadas.

“É uma grande alegria (tê-los). Fomos uma das primeiras universidades a aderir esse programa (o Prouni). Era um outro momento da história do país”, explica o reitor Wolmir Amado. Sobre o evento, iniciado há 12 anos, Wolmir ressalta que era importante transmitir o espírito de acolhida para reforçar a importância dos bolsistas dentro da universidade e evitar as discriminações que ocorriam em partes do país. “Pensamos em transmitir o espírito de acolhida naquele momento”, reflete.

Anos depois, o foco passou a ser o fortalecimento desses alunos para a mudança social que eles representam em seus contextos. “É uma acolhida diferenciada porque eles são motivo de orgulho para nós. Queremos, de fato, que eles se sintam empoderados com o acesso ao ensino superior de qualidade, com essa oportunidade de mudança”, conclui a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil (Proex), professora Márcia de Alencar Santana.

Hoje, o evento também conta com uma história de sucesso de um egresso. “Para mim foi uma porta de entrada gigantesca. Financeiramente, eu não teria condições sem a bolsa”, diz a fonoaudióloga da Clínica Escola Vida Hellen Jeniffer, 26. Ela ingressou na universidade pelo Vestibular Social e também contou com bolsa da OVG. Durante o curso, também fez questão de participar de diversos tipos de atividades, como monitorias, projetos de extensão e pesquisa, relato que compartilhou com os alunos. “Quis aproveitar o que a universidade proporcionava. Isso foi um diferencial muito grande no meu currículo”, aponta.

Vestibular Social

Modalidade de bolsa criada em 2010 pela PUC Goiás, o Vestibular Social segue ainda mais popular com o passar dos anos. Atualmente, pelo menos 6 mil dos mais de 8 mil bolsistas da universidade contam com o benefício.

Caloura do curso de Direito, Anne Karolina veio de Mato Grosso para estudar na PUC Goiás contando com a bolsa. A estudante mora sozinha na capital goiana e já esta acostumada com a cidade. Para Anne, o Vestibular Social é uma ajuda financeira importante. “O custo de vida em Goiânia é mais alto que em Mato Grosso, e só pagar a metade do curso é algo que me ajuda muito financeiramente”, conta.

Gabriel Ernesto também é estudante do curso e também possui o benefício. O estudante é o primeiro do grupo familiar a cursar uma graduação e, para a família, a PUC Goiás é uma universidade de referência. “Para eles, a universidade é muito boa porque tem nome, contexto e historia no estad”, explica.

Seleção

Interessados no Vestibular Social podem ficar atentos: o edital para a seleção de alunos para o primeiro semestre de 2018 será lançado nesta sexta-feira, 15, no site vestibular.pucgoais.edu.br. Serão mais de 3,2 mil vagas em diversos cursos.

Texto em colaboração com Patrick Wallison, estagiário de Jornalismo da Dicom/PUC Goiás.