Primeiro encontro reúne mais de 400 bolsistas

A PUC Goiás realizou na manhã desta terça-feira, 12, a primeira edição do Encontro de Bolsistas de 2017/2 com alunos beneficiados pelo Vestibular Social e pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) da PUC Goiás. No Auditório da Área 4, mais de 400 bolsistas foram recebidos pela Reitoria.

Anfitriã da reunião, a professora Márcia Alencar, pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, recebeu os jovens acompanhada do chefe de gabinete, professor Lorenzo Lago e dos pró-reitores de Graduação, Sônia Margarida Gomes, Pós-Graduação e Pesquisa, Milca Severino, Comunicação, Eduardo Rodrigues e Administração, Daniel Barbosa, além de diretores das escolas, coordenadores de cursos e programas.

O encontro foi a oportunidade para apresentar a identidade da PUC Goiás, os programas de extensão e pesquisa e os diferencias da graduação oferecida pela instituição. O principal objetivo é mobilizar e acolher o grupo para integrar a comunidade universitária. “Esta é uma comunidade que abre novos horizontes, é uma cidade universal, que acolhe diversidades”, explicou o professor Lorenzo Lago.

Para a professora Márcia Alencar, o encontro reforça a missão da PUC  e o compromisso com a comunidade mais carente. “Eles têm que ter consciência de que para nós eles são muito importantes, eles precisam ser empoderados da sua participação na universidade. Eles vivem em famílias em situação de vulnerabilidade social e travaram uma grande batalha para chegar aqui. Essa luta daqui em diante, até que eles saiam, eles não vão travar sozinhos”, reafirmou falando do apoio da instituição para os bolsistas desde o trabalho da Coordenação de Assuntos Estudantis até o Programa de Orientação Acadêmica ao Aluno (PROA).

Para André Nunes Baltazar, calouro do curso de Engenharia da Computação, a bolsa do Vestibular Social foi a oportunidade de se tornar o primeiro da família a cursar o ensino superior. Filho mais velho, aos 18 anos, ele chega à instituição com bolsa de 50% de desconto e a ajuda dos pais para pagar os estudos. “Quero valorizar muito esta bolsa e também o esforço da minha família”, explica o estudante.

O sentimento é compartilhado por Micaela Elizama Batista, que chega à universidade aos 25 anos, certa da escolha pela Arquitetura como formação superior. “Sou muito criativa e gosto da construção civil. Acho que estou no lugar certo”. Beneficiada pelo Prouni, ela aproveitou a reunião para traçar novos planos e espera poder aproveitar toda a estrutura da universidade. “Quero conhecer a PUC Idiomas e participar de todas as oportunidades”.

Para os alunos presentes, a pró-reitora de Graduação, também falou da motivação da universidade em receber os calouros bolsistas. “Esta é a prova que as classes populares podem estar no ensino superior e em uma instituição de qualidade. A presença de vocês faz diferença para a história da educação”. A universidade ainda realizará dois encontros nos dias 14, às 15 horas, no mini auditório do Câmpus V, e no dia 19 de setembro, às 19 horas, no Auditório 1 da Área 2.