Intercambistas estrangeiros são recebidos na PUC Goiás

O semestre de 2017/2 marca um recorde na política de internacionalização da PUC Goiás com a recepção de 11 estudantes estrangeiros em diversos cursos de graduação. Eles foram recebidos nesta quarta-feira, 6, pelo reitor da universidade, professor Wolmir Amado, diretores das escolas e coordenadores para as boas-vindas à Goiânia e aos câmpus da instituição.

Os oito estudantes recém-chegados são da Universidade de Calgary (Canadá), Sevilha (Espanha), Liége (Bélgica) e Querétaro (México). Eles vão ficar, no mínimo, durante seis meses cursando Pedagogia, Administração, Direito e Psicologia. Outros três são alunos beneficiados pelo Programa de Estudantes Convênio de Graduação e irão cursar Engenharia da Computação, Fonoaudiologia e Psicologia integralmente na PUC Goiás. Eles são de Benim, Cabo Verde e Peru.

Para Jemina Miracle O’Brien, que já está na PUC desde 2016, a experiência longe de Lima, onde mora a família no Peru, é de crescimento. Mais empolgada no 4º período do curso, ela já aprendeu a língua portuguesa e conta com os colegas e os professores do curso de Psicologia para garantir a adaptação ao Brasil e à graduação.

O mesmo caminho seguirá agora Cynthia Rubi Rodriguez, que desembarcou do México para cursar Administração. Ela escolheu a universidade após ampla pesquisa e espera somar conhecimento ao curso que já fazia na Universidade Autônoma de Querétaro. A primeira impressão foi de acolhimento por toda a equipe da PUC Goiás.

O assessor de Relações Internacionais da PUC, professor Paulo Gonzaga, afirma que o desafio de recepção do grupo é excelente para o processo de internacionalização. “A PUC está se tornando um polo para a formação de alunos estrangeiros com o apoio das escolas no acolhimento e no desenvolvimento destes alunos”. Para isso, as atividades e as avaliações são adaptadas aos novos estudantes. Outra medida é a oferta de aula de português pela PUC Idiomas.

O diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidade, professor Romilson Siqueira, recebe as três alunas da Universidade de Calgary para cursar Pedagogia. Para ele, a presença das canadenses reforça o compromisso da instituição com a mobilidade estudantil e favorece a troca cultural e intelectual entre os países. O intercâmbio foi criado a partir de um projeto entre as instituições que prevê formação cultural e profissional, incluindo experiências com a escola pública no Brasil.

Fotos: Weslley Cruz