Pesquisador da Unesco abre seminário sobre a história da África

Com a realização da PUC Goiás, por meio do mestrado em História e do Programa de Estudos e Extensão Afro-brasileiro (Proafro), e  em conjunto com outras instituições de ensino, o I Seminário de História da África e suas Diásporas ocorre entre os dias 12 e 15 de setembro. Parte da programação será sediada no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da universidade.

O evento busca discutir temas pertinentes à relação histórica África-Brasil e será aberto pelo historiador Elikia M’Bokolo, presidente do Comitê Científico para uso pedagógico da História Geral da África da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A conferência de abertura começa às 19h30, no Auditório da EFPH.

Ainda no dia 12, no período da manhã, mesa de abertura também realizada no Auditório da Escola, trará as análises institucionais sobre o tema do seminário. A profa. Thaís Marinho, coordenadora do mestrado em História da PUC Goiás, participará da discussão, ao lado das professoras Luciene de Oliveira Dias, do Coletivo Pindoba, da Universidade Federal de Goiás (UFG); Anna Canavarro Benite, da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN); e Janira Sodré Miranda, do Instituto Federal de Goiás (IFG).

A programação terá palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos sobre o tema, com participação de pesquisadores da PUC Goiás, da UFG, do IFG, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), da Universidade de Brasília (UnB) e o pesquisador Kicki Sckog, da Faculdade de Educação de Estocolmo.

Ainda fazem parte da programação o II Cartografando Resistência em Goiás da ABPN e o I Encontro Regional do Grupo de Trabalho (GT) de História da África da Associação Nacional de História (ANPUH) em Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

Confira a programação completa no site do evento.

(Texto: Gabriel Araújo, estagiário de Jornalismo da Dicom)