Voluntários apontam relações entre profissões e Direitos Humanos

A capacitação dos alunos voluntários do Programa de Direitos Humanos (PDH) da PUC Goiás segue intensa. Nesta quarta-feira, 30, cerca de 20 voluntários do programa participaram de uma atividade de compartilhamento e debate. Alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Jornalismo, Psicologia, Relações Internacionais e Serviço Social conversaram sobre suas áreas de atuação profissional e a ligação com os Direitos Humanos.

“É uma metodologia que havia dado certo anteriormente e realizamos de novo neste semestre. Eles mesmos buscam essas respostas, fazendo pesquisa e tentando responder à pergunta: ‘será que o curso está satisfazendo nessa relação?'”, pontua a professora Silvia Beda, membro do PDH.

Para o acadêmico de Jornalismo João Moreno Lima Neto, 24, a troca de informações entre os voluntários foi importante para ampliar sua visão sobre o papel social de outras profissões. “São vários cursos juntos. Você consegue captar a essência, algo que nem sempre é óbvia para todo mundo”, ressaltou. “O Jornalismo se pauta principalmente no amparo ao cidadão e na comunicação sobre direitos e deveres. Ajuda a tornar as pessoas conscientes do contexto. Sem democracia não existe o Jornalismo”, enfatizou.

Outras atividades ainda serão promovidas com os voluntários até o final do semestre, por meio dos grupos de estudo e dos eixos temáticos do Programa, a saber: Educação e Direitos Humanos, Comunicação e Direitos Humanos e Políticas Públicas e Direitos Humanos.