Alunos de colégio estadual conhecem cursos da universidade

Durante todo o ano, a universidade tem contato direto com colégios e escolas da região metropolitana de Goiânia, auxiliando os alunos do Ensino Médio. As ações fazem parte do projeto PUC Abre as Portas, desenvolvido pela Comissão de Admissão Discente (CAD) da universidade. Nesta terça-feira, 29, cerca de 80 alunos do Colégio Estadual de Período Integral Pedro Xavier Teixeira, passaram o dia no Câmpus I da PUC Goiás, conhecendo a estrutura e alguns cursos de graduação.

“É um momento para conhecer a universidade, sentir seu fluxo, vivenciar os espaços”, explica a professora da universidade e coordenadora da ação na CAD, Thelma Iris Perini. Para o momento, os alunos tiraram dúvidas com professores da universidade, conheceram os espaços das Áreas 2 e 3 e participaram de uma oficina de programação para iniciantes, com o curso de Ciência da Computação.

“Achei a iniciativa muito boa. Meu irmão já estuda aqui, no curso de Computação. Me interessei por três cursos, mas um deles eu nunca tinha ouvido falar, que é o de Engenharia de Alimentos. Achei perfeito para mim”, explica o jovem Renner Alves, 18, que está no 3º ano do Ensino Médio.

Coordenadora de Núcleo Livre do colégio, Theresa Milana Pantaleão destacou a importância de trazer os alunos para dentro da universidade – muitos deles, pela primeira vez. “Trazer o aluno para a universidade antes dele entrar é uma ponte muito importante. Muitos alunos ainda não escolheram o curso ou escolheram baseados em alguns mitos. Aqui eles conseguem perceber um leque um pouco maior de cada curso”, constata.

Professores do colégio também participaram da ação. Entre eles, o docente de Língua Portuguesa Rodrigo Milhomem que sugeriu que acadêmicos da universidade também integrassem as próximas edições. “Pode melhorar a interação entre quem quer entrar e a universidade”.

A ação contou com atividades de 16 cursos de graduação da instituição, escolhidos pelo colégio: Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Fonoaudiologia, Química, Psicologia, Biologia, Jornalismo, Ciências Aeronáuticas, Serviço Social, Design, Arqueologia, Farmácia, Biomedicina, Letras, Enfermagem e Ciência da Computação.

*Com o apoio do estagiário de jornalismo Patrick Wallison.