Nível técnico é destaque nos Jogos Universitários

Em sua quarta edição, os Jogos Universitários da PUC Goiás mobilizam mais de mil estudantes de 28 atléticas, que representam 32 de cursos da universidade. Alunos-atletas que se mobilizaram durante o evento se reuniram no Complexo Esportivo do Câmpus II, no Jardim Mariliza, para a disputa das finais, em dez modalidades, neste sábado, 27, último dia da Jornada da Cidadania.

É a maior iniciativa do tipo em Goiás, como ressalta o coordenador dos Jogos, prof. Paulo Prudente.  Segundo ele, nesta edição, o nível técnico dos participantes é um dos destaques. “As disputas estão mais acirradas e os atletas mais envolvidos com as atividades. O nível técnico aumentou, é notório que os alunos têm investido em treinamento e praticado as modalidades fora do ambiente da universidade, ou seja, nosso objetivo de incentivar o esporte tem dado resultado”, frisa.

O estudante de Direito Gabriel Netto, 22 anos, comemorou seu primeiro troféu no futebol society, vencido pela atlética Primata. “É uma recompensa por todo nosso trabalho e nossa luta na preparação para os Jogos”, celebrou ele, que participou de todas as edições do evento e já disputou várias modalidades. Agora, Netto, que está no 8º período, sonha com o bi-campeonato, em 2018, seu último ano na PUC Goiás.

Participação

Competindo em cinco modalidades – atletismo, futsal, futebol society, vôlei e peteca – a estudante de Enfermagem Larissa de Souza, 21, está em sua segunda edição do evento. “É um evento muito bom, que ajuda na convivência dos alunos e desperta para a prática esportiva”, avalia a aluna, que faz parte da atlética Hipertensiva.

Para quem está ingressando na PUC Goiás neste semestre, a disputa é uma oportunidade para interagir com os novos colegas. “Nós conhecemos outros alunos e também muitas coisas sobre a universidade aqui”, diz o calouro de Fisioterapia Dhemerson Lucas, 18, que disputou pela atlética traumática as modalidades atletismo, futsal, handebol, basquetebol e futebol society.

Mesmo quem não pode jogar compareceu ao Câmpus II para dar força aos colegas. Acadêmico de Engenharia da Computação, Lucas Santos de Melo, 21, assistiu às competições de atletismo na manhã do sábado. “Os Jogos são um incentivo para o bem-estar físico e mental”, considera. Por conta da carga horária do estágio, ele não pode participar da disputa, mas já se planeja pata competir no próximo ano.

Atendimentos

Os alunos-atletas também contam com atendimentos de alunos e professores dos cursos de Fisioterapia e de Enfermagem, para potencializar o desempenho em quadra e em campo.

No estande da Fisioterapia, docentes se revezaram durante os quatro dias de competição, orientando os 25 membros da Liga Acadêmica de Fisioterapia Traumato-ortopédica (Lafto) e outros estudantes do curso que prestaram atendimentos.

“Damos um suporte antes e depois da realização dos Jogos. Como eles estão jogando há vários dias, já chegam falando de dores em locais específicos, então nós atuamos para aliviar a dor e preparar para a prova”, explica a profa. Valéria Oliveira.

Integrante da diretoria da Lafto, a acadêmica Ellen Rocha, 24, explica que os participantes da Liga se dedicaram, durante três semanas, a um curso focado na assistência a atletas. “Aqui, aliamos teoria e prática”, afirma.

Os Jogos

Realizado pela PUC Goiás e organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), pela Liga das Atléticas e pela coordenação do curso de Educação Física, os Jogos Universitários têm dez modalidades: atletismo, natação, basquetebol, peteca, futebol society, tênis, futsal, voleibol, handebol e xadrez.

A Jornada

A Jornada da Cidadania mobiliza mais de 3 mil voluntários: é o maior evento comunitário da PUC Goiás realizado em conjunto com a Arquidiocese de Goiânia, de 24 a 27 de maio, no Câmpus II da universidade, incluindo as estruturas do Centro de Convenções PUC, Memorial do Cerrado e Complexo Poliesportivo.

Com a parceria do poder público, a instituição oferece centenas de serviços e atividades gratuitas nas áreas de saúde, meio ambiente, engenharia, cultura, educação e cidadania durante a programação, que inclui a Feira da Solidariedade e os Jogos Universitários, para a população carente da Região Metropolitana de Goiânia. O público poderá contar com serviços gratuitos como exames, vacinas, expedição de documentos, assistência jurídica, doação de plantas, entre outros.