Espaço traz tecnologia e inovação para o dia a dia

Além das exposições científicas, o espaço Conecta PUC traz diversas opções para quem deseja saber um pouco mais sobre tecnologia empreendedorismo e ter acesso a workshops. Foi o caso da acadêmica de Enfermagem Natália Nerys, 18, que aproveitou a presença na Jornada da Cidadania para ter o primeiro contato com a linguagem de programação C++. “Nunca tinha mexido antes. No início, foi a maior dificuldade, mas depois ficou mais tranquilo”, apronta ela, que procurou o espaço, inicialmente atrás de uma oficina de Word. Ao sair, se mostrou interessada também em uma oficina de HTML, uma das linguagens utilizadas para a estruturação de páginas web.

É a primeira vez que as atividades de ciência, tecnologia e inovação são pensados nesse formato para o evento. Para trazer todo o conteúdo disponível para a comunidade no subsolo do Centro de Convenções PUC, a organização uniu conhecimentos da Escola de Gestão e Negógios, da Escola de Ciências Exatas e da Computação, da Incubadora de Empresas, de parceiros como o Sebrae, entre outros.

“Nossa intenção é trazer mesmo o público mais para perto. São jogos, workshops e exposições que buscam mostrar como esse conhecimento pode ser utilizado no dia a dia. Mostrar o que esse visitante poderia fazer com esse conhecimento, trazer alternativas”, exmplica a coordenadora do curso de Ciência da Computação, professora Carmen Cecília Centeno.

Para atender os visitantes, além de professores, alunos voluntários atuam como monitores. O acadêmico de Engenharia da Computação Marcos Vinicius Xavier, 22, é um deles. “Achei uma ótima oportunidade para pegar mais experiência. Ao mesmo tempo que você ensina, você vai aprendendo”, frisa o jovem, que atua como monitor pela primeira vez.

Iniciativa da PUC Goiás e da Arquidiocese de Goiânia, a Jornada da Cidadania segue com centenas de serviços gratuitos até esta amanhã, 26. No sábado, 27, o evento continua com programação de cultura e lazer, além do casamento comunitário de 27 casais.