Tecnologia atrai público na Estação Conecta PUC
Parece um carrinho de controle remoto, mas trata-se de uma pesquisa que pode aumentar a eficácia do cinto de segurança em veículos. O trabalho apresentado pelo acadêmico de Engenharia de Controle e Automação da PUC Goiás, Yuri Cesário, 21anos, foi um dos atrativos para o público que passou pela Estação Ciência, uma das atividades da Conecta PUC, novidade desta quarta edição da Jornada da Cidadania.
Aluno do 9º período, Yuri explica que o protótipo é seu trabalho de conclusão de curso cujo objetivo é agilizar ode acionamento do pré-tensionador do cinto. “Hoje, ele só é acionado quando o carro bate, junto com o airbag. Com o experimento, se aparecer algo na frente do veículo, a menos de dois metros, o cinto vai ser acionado”, explica.
A Jornada
A Jornada da Cidadania mobiliza mais de 3 mil voluntários: é o maior evento comunitário da PUC Goiás realizado em conjunto com a Arquidiocese de Goiânia, de 24 a 27 de maio, no Câmpus II da universidade, incluindo as estruturas do Centro de Convenções PUC, Memorial do Cerrado e Complexo Poliesportivo.
Com a parceria do poder público, a instituição oferece centenas de serviços e atividades gratuitas nas áreas de saúde, meio ambiente, engenharia, cultura, educação e cidadania durante a programação, que inclui a Feira da Solidariedade e os Jogos Universitários, para a população carente da Região Metropolitana de Goiânia.
O público poderá contar com serviços gratuitos como exames, vacinas, expedição de documentos, assistência jurídica, doação de plantas, entre outros, nos três primeiros dias do evento. No dia 27, a Feira da Solidariedade e o Memorial do Cerrado estarão abertos para visitas.