Evento recebe projetos de escolas e Cmeis

Projetos desenvolvidos por escolas e por Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia são destaque na Mostra Pedagógica, que ocorre durante a programação da Jornada da Cidadania da PUC Goiás. De acordo com a gerente de projetos Educacionais da SME, a profa. Malu Ramos, as ações são desenvolvidas pelas instituições ao longo do ano. “É uma forma de mostrar o que está sendo feito pelas unidades. Um espaço para a família e para a comunidade”, destaca ela, que também é docente da Escola de Formação de Professores e Humanidades.

Entre as unidades de ensino, o Cmei Profa. Alzira, que atende 90 crianças com idade entre dois e cinco anos, no Jardim Europa. A coordenadora pedagógica do centro de educação infantil, Fernanda Aparecida de Almeida, cita entre os projetos da instituição a bolsa literária, um blog institucional e uma roda de conversa com os pais. As ações têm como tônica a aproximação entre pais, crianças e escolas. “Queremos mostrar que o Cmei é muito além de cuidado. É um lugar capaz de cuidado, de educar, de uma forma muito dinâmica”, ressalta.

Formação de professores

A Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás também marca presença na Jornada. Na Estação Formação de Professores, alunos dos cursos ofertados pela instituição acompanham minicursos com duas horas de duração, sobre temas transversais. “Todos os assuntos propostos articulam temas gerais para a formação humana e de professores”, explica o diretor da Escola, prof. Romilson Siqueira, citando questões como leitura e produção escrita, sexualidade e família. As atividades são ofertadas pelos próprios professores da Escola.

Veja a programação do evento aqui.

A Jornada

A Jornada da Cidadania mobiliza mais de 3 mil voluntários: é o maior evento comunitário da PUC Goiás realizado em conjunto com a Arquidiocese de Goiânia, de 24 a 27 de maio, no Câmpus II da universidade, incluindo as estruturas do Centro de Convenções PUC, Memorial do Cerrado e Complexo Poliesportivo.

Com a parceria do poder público, a instituição oferece centenas de serviços e atividades gratuitas nas áreas de saúde, meio ambiente, engenharia, cultura, educação e cidadania durante a programação, que inclui a Feira da Solidariedade e os Jogos Universitários, para a população carente da Região Metropolitana de Goiânia.

O público poderá contar com serviços gratuitos como exames, vacinas, expedição de documentos, assistência jurídica, doação de plantas, entre outros, nos três primeiros dias do evento. No dia 27, a Feira da Solidariedade e o Memorial do Cerrado estarão abertos para visitas.