Jornada da Cidadania é aberta na PUC Goiás

A PUC Goiás e a Arquidiocese de Goiânia abriram oficialmente na manhã desta terça-feira, 24, a Jornada da Cidadania 2017, que neste ano tem a expectativa de receber 130 mil pessoas durante o evento. A solenidade foi realizada após missa alusiva ao Dia da Padroeira de Goiânia, Nossa Senhora Auxiliadora, celebrada pelo arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, na capela da Vila Cenográfica do Memorial do Cerrado (Câmpus II). O evento foi prestigiado por autoridades do poder público, padres, diáconos, seminaristas, professores, acadêmicos, funcionários da instituição e público em geral.

“Na conjuntura em que vivemos, ressalto ainda mais a Jornada. O povo brasileiro está ansioso por cidadania – que muitas vezes lhe foi tirada por razões várias, inclusive por meio da corrupção e da má política, mas hoje festejamos a padroeira, e a Ela, auxílio dos cristãos, pedimos que interceda por nós, pelo povo brasileiro e pela cidade de Goiânia”, declarou o arcebispo metropolitano.

Além dos serviços gratuitos disponibilizados ao público, na área jurídica, de saúde, lazer, cultura, empreendedorismo, construção civil, entre outras, a Jornada inclui outros eventos, como a Semana de Cultura e Cidadania, Semana do Folclore, Feira da Solidariedade e os Jogos Universitários. Apenas em 2016 foram realizados 500 mil atendimentos.

Reitor da PUC Goiás, o prof. Wolmir Amado reiterou sua alegria e gratidão pelos 12 anos de caminhada: “há quatro anos este evento se tornou Jornada fazendo a junção de várias iniciativas. É um momento de alegria ver as milhares de pessoas trabalhando e os milhares que  nos visitam. Sinto alegria por ver os estudantes envolvidos, porque é um momento educativo. Eles fazem uma experiência intensa de solidariedade, afirmação de valores e compromisso diferenciado para o futuro. É um projeto que está na alma, no coração e no projeto de vida de cada estudante que está em formação”, refletiu o reitor.

Na solenidade, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, reiterou a importância da parceria entre poder público, universidade e igreja para a promoção da cidadania. “É uma demonstração de mudança de comportamento da própria sociedade, pois todos buscam o bem comum num momento em que o País sofre. Goiânia dá o exemplo para o Brasil e aqui as coisas funcionam em permanente mutirão, quando todos buscam o bem comum”, afirmou.

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, destacou a atuação das secretarias do município, nas áreas de meio ambiente, ação social, educação, saúde, esportes e cultura a serviço do evento, formando uma força solidária: “ é uma integração importante para ambas as cidades e mais uma vez estou impressionado com a quantidade de pessoas e com a organização. A população terá acesso a uma série de serviços”, disse.

Coordenador da Feira da Solidariedade, o padre Max Costa relembrou que o compromisso social com os mais pobres sempre foi uma marca da Arquidiocese de Goiânia, desde dom Fernando Gomes dos Santos, com seu dom profético; passando por dom Antonio Ribeiro de Oliveira, por meio das pastorais sociais, a dom Washington Cruz, com sua caridade pastoral.

“A PUC Goiás foi uma das primeiras obras sociais contemporânea à criação da Arquidiocese e podemos dizer que é a irmã mais velha. Com o decorrer do trabalho de evangelização da Igreja, muitas obras foram implantadas e criadas na nossa Arquidiocese e atualmente temos 65 obras sociais que atendem mais de 65 mil pessoas por mês. É a caridade de Cristo e da Igreja que chega às pessoas mais pobres e necessitadas”, declarou o padre. A feira expõe diversos produtos ao público como artesanatos, praça de alimentação, além de programação religiosa com missas, momentos de oração e atendimento de confissões.

Pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil da PUC Goiás, profa. Márcia de Alencar, coordenadora geral da Jornada, deu as boas-vindas ao público presente, reafirmando o compromisso da instituição com a caridade: “vão ser três dias de solidariedade, é uma grande festa para a população mais carente. Todos serão atendidos com dignidade e um sorriso no rosto, porque nós temos muito prazer em tê-los aqui conosco”, afirmou.

Também prestigiaram a solenidade de abertura, representantes do Governo do Estado de Goiás – parceiro da Jornada da Cidadania – MEC, Câmara Municipal de Goiânia, legislativo federal, comunidades religiosas, Fundacred, Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela e Universidade Católica de Angola. A Jornada da Cidadania continua até o próximo sábado, 27, com atrações diversas no Centro de Convenções PUC (Câmpus II, Jardim Mariliza).