PUC Goiás será referência para criação de curso em Angola

A PUC Goiás será modelo para a criação de um curso de graduação em Serviço Social em Benguela, na Angola. A novidade foi anunciada durante visita do coordenador do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola, prof. Nelson Pestana e do padre Amadeu Ngula, diretor geral do Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela. Eles chegaram a Goiânia na última segunda-feira, 22, e na manhã desta terça-feira, 23, foram acolhidos na Sala de Reuniões da Reitoria (Área 4).

“O curso de Serviço Social da PUC Goiás tem 60 anos e nós viemos buscar o auxílio e ajuda para que, a partir de 2018, possamos oferecer uma licenciatura em Serviço Social no sul de Angola. O curso é oferecido apenas na capital e nossa ideia é levá-lo para outros pontos do território nacional. Queremos descentralizar esse desenvolvimento e dar possibilidades para a juventude, a partir da oferta de cursos”, pontuou o professor Nelson.

Docente da graduação e do Mestrado em Serviço Social da PUC Goiás, a profa. Sandra de Faria ressaltou a importância da visita, em função do aprofundamento dos vínculos acadêmicos, a mobilidade estudantil, trânsito de alunos, professores e a formação de recursos humanos em Serviço Social para um país que vive um momento de transição. “Eles passam por um processo de construção de seu tecido social e de aprofundamento de direitos, sobretudo, a política social em um país que viveu mais de 30 anos de guerra”, refletiu. A professora também destacou que essa cooperação acadêmica é pioneira no Brasil e em Angola por contribuir para a consolidação do desenvolvimento social e econômico do país africano, além de incentivar a formação de profissionais que desenvolverão um papel orientado pela defesa dos direitos humanos e sociais.

Reitor da PUC Goiás, o prof. Wolmir Amado observou que Brasil e Angola são países irmãos, relação implícita em suas raízes históricas, além de ser um passo para o caminho da internacionalização que aproxima a universidade do continente africano. “Já tive a oportunidade, em outros anos, de conhecer a Universidade Católica de Luanda e estabelecer um convênio e uma colaboração com nossa universidade. Agora damos um passo à frente, e com o estado de Benguela na Angola vamos colaborar com o curso de Serviço Social e, ao final, aproximar ainda mais os laços e as relações com este povo irmão”, declarou.

Pela primeira vez no Brasil, o padre Amadeu Ngula disse estar entusiasmado com a visita e a acolhida da PUC Goiás: “é uma experiência linda e pensamos em formular protocolos de cooperação. O Instituto Politécnico de Benguela tem 10 anos e olhar uma experiência de 60 nos deixa bastante comovidos. Desde ontem estamos a fazer visitas em várias escolas, que nos deixaram estupefatos e tem sido um aprendizado constante”, afirmou o religioso.

No mesmo dia, eles conheceram a Paróquia Universitária, PUC TV e Escola de Formação de Professores e Humanidades. Eles permanecem na instituição durante a semana para prestigiar a Jornada da Cidadania da PUC Goiás.