Orientações aos estudantes para participação na Jornada da Cidadania 2017

1. A Jornada da Cidadania é atividade acadêmica?
Sim. A Jornada é uma atividade acadêmica de ensino-aprendizagem para toda a universidade. Ela está prevista no Calendário Acadêmico e sua inclusão foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Resolução N. 003/2016-CEPE), que é o órgão colegiado responsável pela definição de todas as atividades acadêmicas da instituição. Nesse sentido, a Jornada é obrigatória para todos os cursos. Os docentes já costumam incluí-la em sua programação para a realização de estágios e das Atividades Externas da Disciplina (AED). Muitos acadêmicos participam intensamente como voluntários nas diversas estações, aprendendo na prática e prestando serviços à comunidade, além de realizar assim parte de suas atividades complementares.

2. De quais atividades acadêmicas posso participar? Como?
Você pode participar de palestras, debates, oficinas, minicursos, atividades culturais, visitas ao Memorial do Cerrado, Jogos Universitários, além de serviços oferecidos à toda comunidade. Confira a programação completa aqui. Você precisa escolher, dentro da programação da Jornada da Cidadania, as atividades de seu interesse e comparecer no horário e no local indicado. Não é necessário fazer inscrição.

3. Na Jornada devo registrar minha frequência?
Sim. Todos devem registrar sua frequência por meio do Cartão do Estudante. Teremos equipamentos de registro e uma equipe pronta para dar todas as orientações necessárias, no térreo do Centro de Convenções PUC, logo na entrada do evento.
Atenção! Quem se inscreveu e atuará como voluntário terá sua frequência registrada e certificada na própria Estação em que irá atuar.

4. E se, por algum motivo, não tiver o Cartão do Estudante?
Não se preocupe. Na entrada do teatro, no térreo do Centro de Convenções PUC, você encontrará computadores para fazer seu registro de frequência emergencial, usando sua matrícula e senha do SOL. Mas procure levar o cartão, assim seu registro de frequência será mais rápido. Para quem ainda não pegou o Cartão, preparamos um ponto de entrega no térreo na entrada do teatro do Centro de Convenções PUC. Aproveite a oportunidade para receber seu Cartão do Estudante.

5. Devo ir todos os dias?
Não necessariamente. Você é convidado a participar integralmente, mas para garantir o registro da frequência dos 4 dias letivos (24, 25, 26 e 27 de maio), previstos no Calendário Acadêmico, será suficiente comprovar uma frequência mínima total de 4 horas durante a Jornada. Isso validará sua participação e garantirá sua frequência em todas as disciplinas previstas para os dias 24, 25, 26 e 27 de maio.

6. Devo ir à Jornada nos mesmos horários em que teria aula?
Não necessariamente. Você pode participar e realizar a frequência mínima no horário que achar mais conveniente. Lembre-se que as atividades da Jornada iniciam-se às 8 horas e encerram-se às 21 horas, nos dias 24, 25 e 26 de maio. No dia 27 de maio (sábado) continua a intensa programação dos Jogos Universitários e a visitação ao Memorial do Cerado. Atenção: nesse dia o horário de funcionamento da Jornada será das 8h às 12 horas.
Você pode aproveitar para visitar o Memorial do Cerrado, com seus diversos cenários históricos; curtir as apresentações artísticas; torcer pela equipe de seu curso nos Jogos Universitários; participar de workshops e palestras; acompanhar o trabalho das Estações, conhecendo e amadurecendo sua compreensão da vulnerabilidade social de tantas pessoas. Tudo isso aproveitando o clima de festa e a convivência com milhares de pessoas. Confira a programação no site e no SOL e escolha as atividades de seu interesse para otimizar seu tempo na Jornada.

7. Como fica o feriado do dia 24 de maio?
Já está devidamente previsto no Calendário Acadêmico que o feriado de 24 de maio será compensado pelo recesso acadêmico do dia 29 de maio – segunda-feira, quando não haverá aula.

8. Como faço para garantir o lançamento das frequências nas disciplinas?
O registro de sua frequência na Jornada estará disponível no SOL a partir do dia 5 de junho. Acesse o SOL, imprima o comprovante e apresente-o a seus professores entre os dias 5 e 12 de junho. Se você comprovar as 4 horas de frequência mínima total, cada um deles irá lançar na pauta da disciplina as frequências dos dias 24, 25, 26 e 27 de maio.
Em caso de dúvidas ou divergências, procure a coordenação de seu curso.

9. Nunca estive no Centro de Convenções PUC. Como faço para chegar lá?
É fácil. Para quem vai de transporte próprio ou coletivo preparamos mapa com as indicações para chegar ao Centro de Convenções PUC no Jardim Mariliza. Confira no site ou no SOL.

Para sua comodidade, organizamos uma linha especial de ônibus, gratuita, que sairá a cada 30 minutos da Praça Universitária, passará pelo Campus V e chegará ao Centro de Convenções PUC. Com a mesma frequência o ônibus fará a rota inversa. O serviço estará disponível para funcionários e alunos da PUC Goiás, nos dias 24, 25 e 26 de maio, das 6h30 às 21h30. No dia 27 (sábado) o transporte estará disponível das 6h30 às 12h30.

Confira rota e horários no site da Jornada a partir do dia 23 de maio (terça-feira).