PUC Goiás realiza atividades educativas sobre os efeitos do ruído

O curso de Fonoaudiologia da PUC Goiás realizou nesta quarta-feira, 26, duas atividades de conscientização em celebração ao Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. A poluição sonora é hoje um dos principais problemas enfrentados pelos brasileiros, principalmente nas grandes cidades, onde estão expostos aos impactos dos ruídos, que podem levar a surdez e outros problemas.

No Araguaia Shopping e no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), os docentes e alunos do curso realizaram atividades de orientação e prevenção sobre os efeitos danosos dos ruídos e medidas importante para prevenção. Segundo a professora Cláudia Cruvinel Câmara, coordenadora do Núcleo de Audiologia da PUC Goiás, cerca de 50 estudantes participaram das atividades no shopping, onde a população foi abordada e estimulada a refletir sobre audição e cuidados.

“Este é um evento mundial sobre conscientização dos efeitos do ruído na saúde. Estamos abordando como o som pode afetar seu ouvido”, explicou Cláudia, lembrando que todos devem evitar a exposição ao ruído muito extenso. Nas abordagens, os visitantes do shopping foram orientados das três formas de evitar os danos causados pelos sons, como se afastar do ruído, usar protetores auriculares e, quando possível, reduzir o volume, que é o caso principalmente de quem usa fones de ouvido e outros.
Para o estudante Guido Cruz, do 5º período de Fonoaudiologia, foi uma forma de levar a experiência em sala de aula para a população. “É um problema que a população sabe que existe, mas não dá tanto valor. Mas agora quando mostramos pessoalmente, ressalta a importância”. Já Jhennifer Lima, também do 5º período, acredita que o contato com a população é essencial para a formação profissional e um desafio. “Podemos mostrar outros fatores que as pessoas não relacionam o ruído, como a dor de cabeça”.
No Cerest, a professora Danya Moreira coordenou duas palestras para o público do Centro, onde foram alertadas as necessidades de atenção para as perdas auditivas. Os profissionais, que trabalham na área, foram orientados sobre quais são as formas de cuidar e prevenir a exposição ao ruído.

Fotos: Weslley Cruz