Eventos discutem meio ambiente a partir da gestão e da espiritualidade

A PUC Goiás abriu nesta terça-feira, 25, a segunda edição do Ciclo de Palestra e a nona edição do Encontro dos Acadêmicos de Ciências Contábeis (Enacon), durante palestra do professor Roberto Malheiros sobre Biomas Brasileiros: cultivar e guardar a criação. Na Área 1, alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas e Ciências Aeronáuticas participaram da programação que resgata a temática da Casa Comum, da Campanha da Fraternidade de 2016, e a Encíclica Laudato Si’, do papa Francisco, sobre os compromissos com o planeta.
Diretor da Escola, professor Irineu Gomes recebeu convidados e alunos para a abertura das programações, que seguem até o dia 27, com o encerramento do Enacon. Ele reforçou a transversalidade do tema ambiental e a importância desta discussão para a formação dos futuros gestores e profissionais da área. “Nossa proposta é de formação integral e acreditamos que a degradação do meio ambiente é um dos maiores problemas da humanidade e que exige uma conexão imediata do homem com o universo e com a fé”, afirma ele.
Na palestra, o professor Roberto Malheiros, que hoje se dedica ao Instituto do Trópico Subúmido, reafirmou os apelos do papa Francisco e a importância do homem, a partir da teoria do criacionismo, que mostra o ser humano como guardião dos recursos naturais. Ele enfocou para o público a diversidade dos biomas brasileiros e a importância em respeitar os limites da natureza. “É preciso pensar a administração dos recursos naturais a partir da sua própria renovação e dinâmicas, sem aumentar o desequilíbrio das nossas intervenções”.
A programação continua com apresentação de cases e palestras voltadas para espiritualidade. Na noite desta terça-feira, 25, às 19 horas, será apresentado o exemplo de Luciene Vitória Lima, da Polpa Mix da Lu. Amanhã, professora Helenisa Neto, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, fala sobre Liderança segundo os princípios dos monges beneditinos, às 9 horas, e a professora Isabel de Oliveira para sobre Consciência e espiritualidade: o xamanismo como um caminho. No último dia, o professor Nelo Ouré fala sobre A nova lei da terceirização. Programação será concentrada no Auditório da Área 1.
Já no Enacon, nesta quarta-feira, 26, a palestra será sobre Cadastro ambiental rural, com Elmer Dihl Oliveira, e às 19 horas, Imposto Territorial Rural, com Elmon de Oliveira. No dia 27, o público irá conferir às 9 horas, a palestra Tecnologia e o futuro da contabilidade com Valdizar Freitas, e às 19 horas, As novas alterações da contabilidade governamental, com Roberto Coutinho, no Auditório da Área 4.
O evento é coordenado pela professora Luçany Silva Bueno. Para ela, a temática é indispensável para a formação dos gestores do futuro. “Nenhuma gestão vai ser eficiente ou vai alcançar excelência se ela não cuidar do ambiente e da sustentabilidade. O trabalho começa pela própria casa, esse cuidado com o planeta terra”.