Alunos do Prouni participam de palestra sobre aproveitamento acadêmico

Cerca de 160 alunos da PUC Goiás e  bolsistas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) que não alcançaram 75% de aproveitamento acadêmico tiveram que assinar na manhã desta terça-feira, 25, o Termo de Atualização do Benefício com Reconsideração de Encerramento, que é uma exigência do Ministério da Educação (MEC). A universidade realiza essa reunião semestralmente e orienta os alunos sobre a importância do beneficio.
A reunião reforça a importância do aproveitamento acadêmico para garantir a bolsa, que pode ser cancelada. De acordo com o coordenador de Assuntos Estudantis, Valterci Vieira, “é uma oportunidade e também uma exigência do Prouni tanto para os alunos como para as coordenações encontrarem com os estudantes, trocarem ideias e ajuda-los para o melhor aproveitamento”.
Tania Maria Soares, representante institucional do Prouni, reafirmou a importância do evento. “Nessa reunião a universidade junto com as psicólogas tentam descobrir o motivo do baixo rendimento acadêmico e vão abrir um leque para a reflexão dos acadêmicos por onde eles podem começar a mudar”, finaliza a especialista.
As psicólogas da universidade, Maria Aparecida de Oliveira e Janaina Gomes, falaram sobre os vários aspectos e motivos que levam o aluno à reprovação ou a não ter rendimento acadêmico necessário e muitas vezes ao risco de perder a bolsa. “A gente vai trabalhar os aspectos psicológicos que muitas vezes paralisam a pessoa de uma forma geral, exemplo a ansiedade, humor deprimido, esses são um dos muitos fatores que levam o aluno à reprovação. Então a gente vai tentar de uma forma dinâmica identificar o que os paralisa e impedem de aprender, e de que forma eles podem vencer essas dificuldades” explica a psicóloga Aparecida de Oliveira.
A oficina com o tema O que te paralisa e como identificar e controlar trouxe informações sobre transtornos psicológicos, depressão, déficit de aprendizagem e focou na questão da ansiedade e como identificar e vence-la, entre outras questões que afetam de uma forma geral a vida das pessoas. (Estagiária: Ana Paula Leal)