Fapeg lança edital de bolsas de mestrado e doutorado
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) lançou a Chamada Pública nº 03/2017 de Bolsas de Formação de Mestrado e Doutorado. O edital é voltado para alunos regularmente matriculados em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (PPGSS) sediados em Goiás e busca fomentar, por meio de bolsas, a formação de recursos humanos qualificados, bem como fortalecer os PPGSS do Estado de Goiás, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A submissão de propostas começa nesta terça-feira (25).
Podem participar da Chamada candidatos regularmente matriculados nos PPGSS em Goiás, nos cursos de mestrado e doutorado, que não tenham sido beneficiados por outra bolsa, no mesmo nível, concedida por agência de fomento estadual ou federal. O candidato deverá dedicar-se integralmente às atividades do plano de trabalho quando não estiver em exercício de vínculo empregatício e, caso exerça atividades profissionais, estas devem ser compatíveis com seu plano de trabalho. O candidato também deverá estar em situação regular perante a Fazenda Pública do Estado de Goiás e adimplente com a Fapeg.
O formulário eletrônico para o envio de propostas estará disponível para o candidato no sistema Fapegestor (www.fapeg.go.gov.br/fapegestor) entre os dias 25 de abril e 29 de maio de 2017. O candidato deverá salvar a proposta, após o término do preenchimento do formulário, e sempre que alterar algum dado na proposta submetê-la novamente. Feita a submissão definitiva, o mesmo deverá imprimir sua proposta e entregá-la no seu respectivo PPGSS até a data limite de 02 de junho.
O Programa é o responsável pela avaliação das propostas e encaminhamento daquelas recomendadas à Fapeg. A previsão é de que o Resultado Preliminar seja divulgado no dia 26 de junho e de que o Resultado Final seja divulgado no dia 17 de julho.
O PPGSS que oferecer apenas o curso de mestrado poderá indicar até dois bolsistas para a Fapeg. Caso ofereça apenas doutorado, poderá indicar um bolsista. No caso do PPGSS oferecer cursos de mestrado e doutorado, poderá indicar até dois bolsistas de mestrado e um de doutorado. Se, porventura, o PPGSS receber um número de propostas superior ao previsto, deverá enviar à Fapeg uma relação dos proponentes em ordem classificatória, que constituirá o cadastro de reserva de cada Programa.
Recursos e implementação
Os recursos para a concessão de bolsas são provenientes do Programa de Concessão de Bolsas de Pesquisa, Formação e Bolsas Tecnológicas (Fapeg Bolsas), com recursos do Tesouro Estadual. A bolsa de mestrado será concedida pelo prazo de 12 meses, no valor de R$ 1.350,00, podendo ser renovada de ofício pelo prazo máximo de até 12 meses. Já a bolsa de doutorado será concedida pelo prazo de 12 meses, no valor de R$ 2 mil, podendo ser renovada de ofício pelo prazo máximo de até 36 meses. A renovação ou manutenção da bolsa dependerá do desempenho acadêmico por parte do bolsista.
A implementação da bolsa será feita por meio da assinatura do Termo de Concessão e Aceitação de Bolsa e do Plano de trabalho, que serão firmados entre a Fapeg, o proponente (bolsista), o orientador e o coordenador do PPGSS. As formas de liberação dos recursos, os direitos e as obrigações de cada um dos partícipes serão estabelecidos por meio deste documento, que também atesta ao bolsista sua comprovação da bolsa.
Em caso de dúvidas, o proponente poderá entrar em contato com a Fapeg pelo e-mail comunicacao@fapeg.go.gov.br.
O edital completo pode ser acessado aqui.
(Texto: Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.)