PUC Goiás recebe estudantes de 20 instituições em congresso de Medicina

Mobilizando mais de mil acadêmicos de 20 instituições de ensino, começou na noite desta quinta-feira (20), o 2º Congresso Goiano das Escolas Médicas (CESMED) e 1º Congresso Goiano dos Estudantes de Medicina (CGEMED). Os eventos abordam o tema Medicina em Transformação: Realidade e Perspectiva. A abertura reuniu estudantes, líderes de entidades classistas e políticos que militam a favor da categoria no Teatro PUC, no Câmpus V.

Com palestras, workshops e apresentações de trabalho, seguem até sábado (22), no Câmpus V da instituição. Os eventos são promovidos pelo Centro Acadêmico Paulo Francescantônio (CAPF), do curso de Medicina da PUC Goiás, e pela a Associação dos Estudantes de Medicina de Goiás (AEMED-GO).

A organização dos congressos teve a participação de 85 estudantes das 10 instituições que ofertam o curso de Medicina em Goiás. Além dos estudantes goianos, estão presentes no evento alunos de seis instituições do Distrito Federal, duas de Minas Gerais e duas do Tocantins.

Engajamento
A necessidade do engajamento político do médico para as melhorias de renda e de trabalho deu o tom dos discursos e da palestra que iniciou a programação, ministrada pelo conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Salomão Rodrigues. Ele abordou o tema Agressões Políticas à Classe Médica. Participaram ainda o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) e o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), que atuam em defesa dos profissionais.

Presidente do CAPF, o acadêmico de Medicina da instituição, Lucas Praxedes, explica que a ampliação do número de escolas médicas mudou a realidade do mercado de trabalho para quem se forma. Com um mercado com mais profissionais, segundo ele, já surgiu a figura do médico desempregado. “A Medicina está mudando e queremos preparar esses acadêmicos para esse novo cenário”, frisa.

O diretor da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas, o prof. Wilson de Melo Cruvinel, destacou a qualidade acadêmica dos eventos. “Os congressos são uma oportunidade para discutir uma melhor formação médica”, ressaltou ele, que representou o reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado.

A coordenadora do curso de Medicina da universidade, profa. Luciana Pinelli, apontou a adesão dos estudantes – o Teatro PUC estava lotado – como um termômetro para o sucesso dos eventos. “Temos uma programação intensa e extensa para este feriado. Os temas falam de áreas específicas, mas também de política e de espiritualidade e de cuidado com o paciente”, afirmou.

Fotos: Ana Paula Abrão

Fotos: Geovanna Lemes