Programa discute relações sociais no mundo digital

A série Black Mirror, da Netflix, foi o ponto de partida para debate sobre o mundo digital e as relações sociais, promovido pelo Programa em Nome da Vida (PNV) da PUC Goiás, na noite desta terça-feira (11). O evento faz parte do Filmes e Debates, ação promovida trimestralmente pelo programa. Criada pelo britânico de Charlie Brooker, a série trata de temas satíricos tendo como foco a sociedade moderna e sobre as consequências imprevistas das novas tecnologias.

De acordo com a pesquisadora do PNV, profa. Daniela Rodrigues de Souza, a ideia é dedicar sobre os impactos positivos e negativos da mídia. Na série, as pessoas recebem uma avaliação e fica impedida de fazer determinadas coisas, dependendo do número de curtidas. “Os personagens começam a viver de aparências, para ganhar as ‘estrelinhas’. A gente pensa até que ponto nós fazemos isso hoje. É a sociedade do simulacro, onde é mais importante parecer do que ser”, compara.

Acadêmico do sexto período de Pedagogia, Felipe de Moura, 25 anos, diz ter se interessado pelo debate por questões pessoais e profissionais. “As nossas relações sociais são sempre permeadas pela tecnologia e isso influência diretamente no relacionamento com o aluno”, aponta.


Fotos: Ana Paula Abrão


Fotos: Geovanna Lemes